Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Câncer de mama na pandemia de COVID-19: Recomendações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

Resumo do artigo:

A pandemia do coronavírus mudou a organizações dos serviços de saúde, devido ao grande número de doentes afetados pelo vírus em alguns estados da federação. Mesmo nesse período crítico, os pacientes com câncer precisam ser tratados adequadamente para que as chances de cura não sejam prejudicadas. Nesse contexto, o Comitê de Tumores Mamários – SBOC elaborou recomendações para nortear o tratamento do câncer de mama durante a pandemia em situações críticas.
A decisão de tratamento neoadjuvante ou indicação cirúrgica inicial varia de acordo com as características moleculares dos tumores de mama e estadiamento clínico. Tratamento sistêmico neoadjuvante pode ser priorizado e incluir hormonioterapia neoadjuvante nos tumores com expressão de receptores hormonais ou tratamento quimioterápico associado ou não a bloqueio do HER2 em caso de tumores HER2 superexpressos. Cirurgias devem ser consideradas de forma imediata em pacientes com progressão de doença durante quimioterapia neoadjuvante, tumor filoides maligno ou sarcoma de mama. Exames de imagem podem ser adiados em casos de pacientes em seguimento na ausência de queixas ou casos de avaliação de resposta em pacientes com doença metastática com claro benefício clínico e doença oligo ou assintomática.
Pacientes em hormonioterapia adjuvante podem seguir seu tratamento, e consultas de seguimento podem ser adiadas ou realizadas por telemedicina. O uso de inibidores de osteólise e/ou denosumabe no cenário adjuvante pode ser postergado. Os tratamentos para doença metastática não devem ser interrompidos nos casos de benefício clínico ou resposta, mas sempre que possível a escolha deve ser por tratamentos com menor toxicidade, de forma a reduzir idas a serviços de emergência. Pacientes com doença metastática e expectativa de vida menor que 3 meses devem ser encaminhadas aos cuidados paliativos, de forma a evitar tratamentos sem benefícios claros que podem sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde com toxicidades e hospitalizações desnecessárias.

 

Breast oncology and the COVID-19 pandemic: Recommendations from the Brazilian Society of Clinical Oncology (SBOC). Amorim GLS et al.  Braz J Oncol. 2020;16(0):1-7.
Câncer de mama na pandemia de COVID-19: Recomendações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

 

Comentário da avaliadora científica:
As recomendações são baseadas em opiniões de especialistas na área e não necessariamente baseada em evidência científica. 

As decisões de tratamento devem ser individualizadas de acordo com as características da pandemia de cada local e de acordo com a realidade de cada serviço;
Os casos devem ser discutidos sempre que possível de forma individual e multidisciplinar, mas nada substitui a decisão do médico assistente compartilhada com a paciente;
Pacientes com febre e sintomas respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, devem interromper tratamentos sistêmicos até resolução dos sintomas.

 

Avaliadora científica:
Dra. Daniele Xavier Assad
Ex-residente de Oncologia Clínica do Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ). Oncologista clínica do Hospital Sírio Libanês - DF. Mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Membro do Comitê de Tumores Mamários – SBOC.