Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Câncer de Pulmão: combinação de imunoterapia e quimioterapia é aprovada na primeira linha

A aprovação foi baseada nos dados do estudo aberto, multicentrico, KEYNOTE-021 (não-publicado). A coorte G1, inclui 123 pacientes com câncer de pulmão não-pequenas celulas, subtipo nao-escamoso, virgens de tratamento, EGFR e ALK selvagens, independentes da expressão de PD-L1. Os pacientes foram randomizados 1:1 para receberem 4 ciclos de carboplatina e pemetrexede, combinado a pembrolizumabe (n = 60; seguido de pembrolizumab por 24 meses), ou somente tratamento com quimioterapia (n = 63). Em ambos os grupos, a critério do investigador, foi permitido o uso de pemetrexede de manutenção. O grupo que recebeu pembrolizumab apresentou uma taxa de resposta objetiva de 55% versus 29% no grupo quimioterapia (29%). Além disso, a taxa de sobrevida livre de progressão foi de 13 meses no grupo pemrolizumabe versus  8.9 meses no grupo quimioterapia (HR 0.53; IC95% = 0,31-0,91, P = 0,0205). Algumas reações adversas imuno-mediadas ocorreram no grupo pembrolizumabe, incluindo pneumonite, colite, hepatite, endocrinopatias e nefrite. 

Comentarios: a aprovação do pembrolizumabe combinado a um esquema de quimioterapia baseado em platina representa um marco na oncologia clinica. Ressalte-se que o tratamento foi aprovado em 1ª linha, e independente da expressão de PD-L1. Ainda, o caráter de aprovação acelerada concedido pelo FDA, condiciona sua aprovação definitiva baseada nos dados de sobrevida global.

Romualdo Barroso-Sousa, MD, PhD.
Oncologista clínico. Clinical Fellow da divisão de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA. Editor do SBOC Review