Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Câncer de pulmão de células não-pequenas com metástases em sistema nervoso central: disparidades em uma análise de mundo real (GBOT-LACOG 0417)

Resumo do artigo:

O câncer de pulmão segue como doença de grande relevância liderando as estatísticas de mortalidade. Nos últimos anos, com a melhora nos cuidados clínicos, além do advento de novas terapêuticas, vislumbramos um melhor cenário para esses pacientes. Por outro lado, enquanto melhoramos as taxas de controle da doença e sobrevidas, novos padrões de metástases estão sendo reconhecidos. Embora não existam dados nacionais sobre ocorrência de metástases em sistema nervoso central (SNC) na população de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), acredita-se que até 50% desenvolverão essa complicação. Escores de prognósticos como Graded Prognosis Index divide os pacientes em quatro grupos a partir de variáveis como idade, performance, número de lesões no SNC e presença de doença extracraniana, visando determinar quais os pacientes teriam melhores desfechos e dessa forma, serem candidatos a tratamentos mais intensivos. Enquanto pacientes classificados no grupo de melhor prognóstico apresentam sobrevida mediana de 11 meses, aqueles com critérios de pior prognóstico não ultrapassam os três meses de sobrevida.

A radioterapia de encéfalo total desponta como a principal forma de tratamento para pacientes com doença em SNC, embora estudos clínicos já questionem sua eficácia em sobrevida global (SG), principalmente naqueles com critérios de pior prognóstico. Pacientes oligometastáticos têm a possibilidade de receber tratamentos com técnicas mais modernas de radioterapia ou mesmo ressecção cirúrgica, apresentando melhores desfechos.

O objetivo desse estudo retrospectivo é conhecer as características dos pacientes brasileiros com CPCNP e metástase em SNC, avaliando fatores prognósticos, terapias utilizadas e desfechos, salientando as diferenças entre os sistemas público e privado de saúde.

Foram incluídos um total de 273 pacientes (175 em instituições privadas e 98 em instituições públicas) com diagnóstico de CPCNP e que desenvolveram metástase em SNC entre os anos de 2010 e 2015. Os dados foram coletados de forma retrospectiva dos prontuários de cada instituição. Cinquenta e dois porcento dos pacientes eram do sexo masculino, idade mediana de 61 anos e 70% com histórico de tabagismo. A histologia adenocarcinoma foi a principal (76% dos pacientes) e aproximadamente 80% dos pacientes foram diagnosticados com doença metastática.

No momento do diagnóstico da metástase em SNC, 78% dos pacientes da rede pública apresentavam sintomas neurológicos e tamanho mediano da lesão de 25 mm. Já na rede privada, sintomas estavam presentes em 44% dos pacientes e o tamanho mediano das lesões era de 15 mm.

Radioterapia para encéfalo total foi a modalidade de tratamento de 73% dos pacientes na rede pública e 45% na rede privada. Radioterapia estereotática ou ressecção cirúrgica foram realizadas em 16% e 37% dos pacientes, respectivamente.

A SG mediana foi de 18,7 meses (IC 95% 15,8-21,6), sendo 12,1 meses (IC 95% 6,7-13,6) para os pacientes da rede pública e 24,2 meses (IC 95% 20,0-30,6) para aqueles tratados na rede privada. A sobrevida mediana após o diagnóstico de metástase em SNC foi 11,5 meses (IC 95% 9,2-13,4), sendo 6,1 meses (IC 95% 4,4-9,6) e 13,7 meses (IC 95% 10,9-17,0) para aqueles tratados na rede pública e privada respectivamente.

Os resultados demonstraram a gravidade do quadro dos pacientes com CPCNP e metástase em SNC, além da grande discrepância entre os pacientes tratados na rede pública e privada do Brasil.

 

 

Coelho JC, de Souza Carvalho G, Chaves F, de Marchi P, de Castro G Jr, Baldotto C, Mascarenhas E, Pacheco P, Gomes R, Werutsky G, Araujo LH. Non-Small-Cell Lung Cancer with CNS Metastasis: Disparities from a Real-World Analysis (GBOT-LACOG 0417). JCO Glob Oncol. 2022 Mar;8:e2100333. doi: 10.1200/GO.21.00333. PMID: 35467932; PMCID: PMC9067364.
Câncer de pulmão de células não-pequenas com metástases em sistema nervoso central: disparidades em uma análise de mundo real (GBOT-LACOG 0417).

 

Comentário do avaliador científico:

Esse é o primeiro estudo latino-americano que avaliou desfechos dos pacientes com CPCNP após o diagnóstico de metástase em SNC. Embora tenha sido um estudo retrospectivo e realizado em período prévio ao uso das terapias mais modernas, traz importantes pontos a serem destacados. Evidencia-se de forma marcante a grande diferença tanto em sintomas, volume de doença cerebral e sobretudo em desfecho dos pacientes tratados na rede pública em comparação com a rede privada.

Frente à gravidade da doença, a diferença em acesso ao serviço de saúde e possíveis atrasos podem ter sidos críticos para piores desfechos. Outro ponto crucial está nas modalidades de tratamento utilizada em cada cenário, sendo a radioterapia de encéfalo total majoritariamente utilizada nos pacientes da rede pública. Além disso, poucos pacientes do setor público foram testados quanto a presença de mutações ativadoras, outro fator que pode ter impactado nos seus piores resultados.

Esses dados de vida real demonstram as discrepâncias entre os pacientes da rede pública e privada no cenário do CPCNP com metástases em SNC, possivelmente refletindo a realidade dos países em desenvolvimento do nosso continente. É imperioso que melhoremos o acesso aos cuidados de saúde e tratamentos para todos os pacientes com CPCNP.

 

Avaliador científico:

Dr. Juliano Cé Coelho
Residência em oncologia clínica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Oncologista clínico na Oncoclínicas Porto Alegre e Unidade de Pesquisa Clínica em Oncologia - UPCO