Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Carboplatina AUC 10 monoterapia em seminoma metastático: estudo multicêntrico do Reino Unido com 216 pacientes

Resumo do artigo:

Pacientes com seminoma metastático de baixo risco tem como tratamento padrão o uso de quimioterapia combinada baseada em cisplatina e etoposídeo por 4 ciclos (EP x 4) ou cisplatina, etoposídeo e bleomicina por 3 ciclos (BEP x 3), sendo reportadas historicamente taxas de sobrevida livre de doença (SLD) em 2 anos entre 89-92% e sobrevida global (SG) em 3 anos entre 96-98%.

Devido a possibilidade de sobretratamento para alguns pacientes, além das potenciais toxicidades agudas e tardias relacionadas a quimioterapia combinada como, por exemplo, insuficiência renal, perda auditiva, neutropenia febril, aumento do risco cardiovascular e de neoplasia secundárias, buscam-se estratégias de descalonamento terapêutico sem que haja comprometimento das elevadas taxas de cura desses pacientes.

Nesse contexto, o objetivo do estudo foi avaliar o papel do uso da carboplatina AUC 10 como agente único por 3 ou 4 ciclos a cada 21 dias quanto a sobrevida e toxicidades em tratamento de primeira linha para pacientes com seminoma estadio IIa-III ou primário de mediastino classificados como baixo risco. A taxa de filtração glomerular foi estimada por meio de método EDTA.

Foram analisados de maneira combinada um total de 216 pacientes incluídos em dois estudos prospectivos fase II braço único e uma coorte de expansão tratados em 3 centros oncológicos do Reino Unido. Dados para verificação de toxicidades estavam disponíveis para 148/216 (68%) dos pacientes.

Em seguimento mediano de 56 meses, a taxa de sobrevida livre de progressão (SLP) em 3 anos foi de 96.5%. A sobrevida câncer específica em 3 e 5 anos foi de 100% e 98,3%, respectivamente. Todas as recorrências ocorreram antes de dois anos de seguimento e, na análise univariada apenas idade > 38 anos, foram associadas a maior risco para recidiva.

Neutropenia grave e trombocitopenia grave (graus III e IV) foram reportadas em 37% e 27% dos pacientes, respectivamente. Um de cada cinco pacientes (20%) recebeu suporte transfusional durante a quimioterapia. Quanto a eventos adversos tardios, três pacientes foram diagnosticados com nova neoplasia primária e 9% tiveram alteração de função renal relevante.

 

Alifrangis C et al., Single-agent carboplatin AUC10 in metastatic seminoma: A multi-centre UK study of 216 patients European Journal of Cancer, https://doi.org/10.1016/j.ejca.2020.08.031
Carboplatina AUC 10 monoterapia em seminoma metastático: estudo multicêntrico do Reino Unido com 216 pacientes.

 

Comentário do avaliador científico:

O artigo em questão apresenta importantes limitações, como, uma análise combinada de estudos braço único, geradores de hipótese, com desenhos, intervenções e critérios de inclusões não uniformes, além do que as comparações de desfechos de eficácia e toxicidade se deram com base em dados históricos e houve perda de mais de 30% da população para identificação de eventos adversos.

Importante relembrar que ao menos dois estudos prévios randomizados com carboplatina monoterapia evidenciaram uma taxa de sobrevida livre de progressão inferior a terapia combinada baseada em cisplatina. Mais do que isso, outras estratégias de tentativa de descalonamento como a redução da dose de etoposídeo, omissão ou substituição de drogas também demonstraram resultados desfavoráveis.

Desse modo, a despeito de os autores sugerirem que a carboplatina monoterapia AUC 10 estabelece-se como uma opção padrão de tratamento para pacientes com seminoma metastático de baixo risco, sugerimos cautela e que tal estratégia seja considerada uma opção apenas nas raras situações em que há contraindicação formal à cisplatina. São necessários estudos randomizados, idealmente internacionais, para melhor definição dessa possível alternativa.

 

Avaliador científico
Dr. Vitor Fiorin de Vasconcellos
Residência de Oncologia Clínica e Doutorando pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Oncologista Clínico da Rede Meridional e Medquimheo/Unity
Oncologista Clínico e Diretor Técnico do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Santa Casa de Vitória
Coordenador de pesquisa em oncologia do CEDOES