Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Carboplatina e cabazitaxel para tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração: estudo randomizado fase 1-2

Resumo do artigo:
A maioria dos homens com câncer de próstata avançado inicialmente tratados com terapia de deprivação androgênica desenvolverá doença resistente à castração. Há um subgrupo de pacientes com manifestações clínicas agressivas (e.g. metástases viscerais, doença óssea lítica, diferenciação em carcinoma de pequenas células, doença linfonodal volumosa, PSA baixo, Gleason >8), que apresenta maior resistência a inibidores da via de sinalização androgênica, maior sensibilidade à platina e características moleculares distintas (alteração em TP53, PTEN e RB1).

Neste estudo fase 1-2, os investigadores avaliaram o benefício da adição de carboplatina a cabazitaxel em mCRPC. No estudo de fase 1, não houve toxicidade dose-limitante nos primeiros nove pacientes tratados, e a dose máxima tolerada foi de cabazitaxel 25mg/m² e carboplatina AUC 4 a cada 21 dias. Na expansão para o fase 2, os pacientes foram randomizados (1:1) para tratamento com cabazitaxel 25mg/m² (n=79) ou cabazitaxel 25mg/m² com carboplatina AUC 4 (n=81). Todos os pacientes receberam fator de crescimento de granulócitos e prednisona oral 10mg por dia. Mais de 50% dos pacientes apresentavam doença com fenótipo agressivo.

A sobrevida livre de progressão (SLP) foi superior no braço da combinação. O grupo cabazitaxel apresentou SLP de 4,5 vs. 7,3 meses no grupo experimental (HR 0,69 95% IC 0,5-0,95 p=0,018). Não houve diferença em sobrevida global 17,3 vs. 18,5 meses respectivamente (HR 0,89 IC 95% 0,63-1,25 p=0,5). Na análise de subgrupo, nos pacientes com ECOG 0 (HR 0,36; P = 0,0027), sem tratamento prévio com docetaxel (HR 0,62; P = 0,014) e com critérios para variante agressiva (HR 0,58; P = 0,013) houve maior benefício a favor da combinação.

Os eventos adversos graus 3 e 4 mais comuns nos braços cabazitaxel isolado e da combinação foram, respectivamente, astenia (9% vs 20%), anemia (4% vs 23%), neutropenia (4% vs 16%) e trombocitopenia (1% vs 14%). Não houve mortes relacionadas ao tratamento.

 

Cabazitaxel plus carboplatin for the treatment of men with metastatic castration-resistant prostate cancers: a randomised, open-label, phase 1–2 trial. Corn PG et al. Lancet Oncol 2019; 20: 1432-43.
Carboplatina e cabazitaxel para tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração: estudo randomizado fase 1-2.



Comentários do editor:
Este é o primeiro estudo prospectivo randomizado a demonstrar benefício da combinação de platina a um taxano em mCRPC. Houve ganho em sobrevida livre de progressão e, apesar de maior toxicidade no braço da combinação, a taxa de descontinuação por eventos adversos foi semelhante, sugerindo se tratar de um esquema factível com o suporte adequado. A análise de subgrupo sugere que os pacientes com variantes com características agressivas se beneficiam mais da adição de platina, e um estudo fase 3 está em planejamento.



Editor:
Dr. David Queiroz Borges Muniz
Membro da SBOC; Oncologista Clínico especialista em tumores urológicos do Hospital Sírio-Libanês (Unidade Itaim) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Membro da ASCO e da ESMO.


Revisora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.