Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Carboplatina e etoposideo versus topotecano em segunda linha para pacientes com carcinoma pulmonar de pequenas células: um estudo de fase 3

Resumo do artigo:

Apesar do benefício em sobrevida atingido pela recente incorporação de atezolizumabe ou durvalumabe combinados com platina no tratamento de 1a linha do carcinoma pulmonar de pequenas células com doença extensa, a maioria dos pacientes progridem em até 6 meses do tratamento. Topotecano tem sido o tratamento de escolha na 2a linha desde a publicação do trabalho de Von Powel em 1999 no JCO, quando houve a demonstração de melhor controle de sintomas e similar eficácia em sobrevida quando comparado ao esquema combinando ciclofosfamida, doxorrubicina e vincristina. No entanto, a elevada sensibilidade a agentes platinantes em 1a linha, e a rápida taxa de divisão celular tumoral, estabelecem condições teóricas para que ainda existam clones celulares sensíveis a platina na 2a linha. Em 2016, Goto e colaboradores publicaram estudo fase 3 na Lancet demonstrando os benefícios em sobrevida com a combinação de cisplatina, etoposideo e irinotecano quando comparados a topotecano, porém sendo esquema pouco animador para a prática clínica, visto as elevadas taxas de eventos adversos grau 3 reportados no estudo.

Nessa publicação, Nathalie Baize e colaboradores apresentam os resultados do primeiro estudo fase 3 a avaliar carboplatina e etoposideo em pacientes que obtiveram resposta e que progrediram após, pelo menos, 3 meses do término da 1a linha com platina e etoposideo. Em relação a certas características de interesse da população estudada, 90% dos pacientes eram ECOG 0 ou 1, 30% progrediram após 6 meses do término da 1a linha, e ambos os braços do estudo foram balanceados em relação a presença de metástase cerebral ou hepática, e a realização de radioterapia profilática. O estudo atingiu seu desfecho primário planejado, com aumento de sobrevida livre de progressão para carboplatina e etoposideo quando comparado ao topotecano, com HR 0.57 (p 0.0041), representando mediana de 4.7 meses versus 2.7 meses. As taxas de resposta também foram maiores para a combinação com platina: 49% versus 25%, porém não houve diferença em relação a sobrevida global (7.5 versus 7.4 meses). As toxicidades foram semelhantes em ambos os braços do estudo.

 

Carboplatin plus etoposide versus topotecan as second-line treatment for patients with sensitive relapsed small-cell lung cancer: an open-label, multicentre, randomised, phase 3 trial. Lancet Oncol 2020; 21:1224-33
Carboplatina e etoposideo versus topotecano em segunda linha para pacientes com carcinoma pulmonar de pequenas células: um estudo de fase 3.

 

Comentários do avaliador científico:

- Reexposição a carboplatina e etoposídeo em pacientes que progridem há pelo menos 3 meses do término da 1a linha é superior a topotecano em sobrevida livre de progressão e taxa de resposta, porém ainda sem dados de benefício em relação a sobrevida global e a ganho em qualidade de vida.

- Apesar do HR 0.57, o pequeno ganho absoluto de 2 meses em sobrevida livre de progressão (4.7 versus 2.7) aponta para o prognóstico desfavorável neste cenário da doença, para a necessidade do surgimento de novas estratégias terapêuticas, e para a inclusão dos pacientes em estudos clínicos, quando disponíveis.

 

Avaliador científico:
Dr. Saulo Brito Silva
Oncologista clínico pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), atuando na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP