Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Carcinoma mucinoso de ovário

Resumo do artigo:
Neoplasia mucinosa de ovário corresponde a 3% dose tumores epiteliais de ovário. Infelizmente, até o presente momento, não existem guidelines específicos para seu diagnóstico e tratamento e o manuseio das pacientes é baseado em diretrizes para o carcinoma seroso.

A maioria das pacientes com tumores malignos mucinosos apresenta a doença praticamente uma década antes da idade na qual as pacientes com tumores serosos de alto grau são identificadas. Além disso, em geral são diagnosticadas quando a doença está contida no ovário. Devido à baixa sensibilidade às platinas, a doença avançada apresenta um prognóstico reservado, com medianas de sobrevida reportadas entre 12 e 33 meses.

Esta interessante revisão aborda dados clínicos; a dificuldade no diagnóstico, incluindo a necessidade de excluir metástase de outros sítios, especialmente gastrointestinal; as implicações da nova classificação histológica da WHO que separa os carcinomas mucinosos em expansivos ou inflitrativos e tratamento. Tumores mucinosos de ovário não são associados a mutações no BRCA e, portanto, pouco respondedores aos inibidores da PARP. Os autores propõem a análise genômica individualizada como maneira de otimizar investigação de terapias para esta população.


Mucinous Ovarian Carcinoma. March 28, 2019. N Engl J Med 2019; 380:1256-1266. DOI: 10.1056/NEJMra1813254
Carcinoma mucinoso de ovário.


Comentários do editor:
- Vale a pena conferir, em especial a figura número 3.