Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Cirurgia de citorredução secundária em recaída platino-sensível de câncer de ovário: Uma Meta-análise

Resumo do artigo:

O câncer de ovário se mantém como uma das neoplasias ginecológicas mais letais em todo o mundo. A maioria destes casos é diagnosticada em estádios avançados que evoluem com recaída e por fim resistência ao tratamento. Ainda que a abordagem cirúrgica inicial seja o tratamento de maior impacto na sobrevida das pacientes portadoras desta neoplasia, o papel da citorredução secundária segue levantando controvérsias apesar de publicações recentes de grandes estudos clínicos randomizados. Os estudos prospectivos, GOG 213, SOC1 e Desktop III, corroboraram de forma consistente o ganho em sobrevida livre de recorrência alcançado pós citorredução secundária completa em cenário platino-sensível. Por outro lado, os resultados de sobrevida global (SG) foram conflitantes entre os estudos. Vieses cirúrgicos, distinta seleção de pacientes e desenhos heterogêneos poderiam ser citados como os responsáveis pelos resultados conflitantes, porém, o fato é que tais resultados levaram à uma heterogeneidade de condutas na prática clínica. Desta forma, os autores propuseram uma meta-análise para avaliação do impacto clínico da citorredução secundária em pacientes com recaída platino-sensível de câncer de ovário à luz do conhecimento adquirido nos últimos anos.

Buscas por publicações entre 1983 e 2021 em bases de dados (Medline, Embase e Cochrane) selecionaram estudos que analisaram como desfecho a sobrevida global mediana e a proporção de mortes entre as pacientes com recorrência platino-sensível de câncer de ovário submetidas à citorredução secundária. Citorredução completa foi assim definida quando na ausência de doença residual macroscópica. Frente a ausência de braço comparativo, o óbito foi considerado o evento final. Um modelo de regressão linear em log foi utilizado para estimar mortes a partir de dados de SG, quando necessário.

Trinta e seis estudos reportaram taxas de mortalidade e foram utilizados para a meta-análise. Em sua maioria eram retrospectivos, com um número médio de 39 pacientes em cada estudo alcançando taxas de mortalidade combinadas de 44,2% (IC 95%: 39,0 a 49,5). A taxa mediana de citorredução completa e ótima foi de 69,8% (9,4%-100%) e 85,7% (43,5%-100%) respectivamente. Estimou-se grande heterogeneidade entre os estudos, porém houve pouca variação na taxa de mortalidade agrupada quando utilizados modelos de efeito aleatório. Em análise multivariável citorreduções completas e ótimas foram considerados fatores prognósticos independentes. Observou-se a associação entre um maior esforço citorredutor e a queda das taxas de mortalidade (taxas de ressecção completa e ideal de >70% e >85% associadas à diminuição para 34,6% e 36,5% das taxas de mortalidade, respectivamente). Pelo modelo de nível de log, o tempo médio de SG aumentou 8,97% e 7,04% quando a proporção de citorredução completa ou ótima aumenta em 10%, após ajuste de demais variáveis.

Modelos de regressão linear univariável, utilizando o peso dos estudos, identificaram como fatores prognósticos para SG: proporção de citorreduções completas e ótimas, publicações mais recentes e idade mais avançada (P<0,001 e P=0,001, P<0,001 e P=0,015, respectivamente). O tipo de desenho do estudo e o padrão de recaída (multifocal vs única) não afetaram significativamente a SG.

A meta-análise confirma o benefício em SG conferido pela citorredução secundária completa em recaída platino-sensível de câncer de ovário e reforça a tendência atual de máximo esforço cirúrgico neste cenário.

 

 

Baek MH, Park EY, Ha HI et al. Secondary Cytoreductive Surgery in Platinum-Sensitive Recurrent Ovarian Cancer: A Meta-Analysis. J Clin Oncol. 2022 Feb 21:JCO2102085. doi: 10.1200/JCO.21.02085. Epub ahead of print. PMID: 35188810.
Cirurgia de citorredução secundária em recaída platino-sensível de câncer de ovário: Uma Meta-análise.

 

Comentário da avaliadora científica:

A meta-análise publicada sumariza a busca implementada ao longo de anos por diferentes grupos para esclarecer o real papel da cirurgia de citorredução secundária na recaída platino-sensível do câncer de ovário.

Apesar da citorredução de máximo esforço apresentar um racional para seu benefício, tal como possível aumento do efeito citotóxico adjuvante e modulação imune positiva, os estudos neste cenário não apresentaram um consenso quanto aos benefícios desta estratégia. Tendo em mente análises iminentemente cirúrgicas, uma série de variáveis ligadas à intervenção poderiam estar associadas aos resultados discordantes obtidos. Os estudos então se desenvolveram ao longo dos anos buscando definir maior uniformidade de intervenções e definir pacientes potencialmente beneficiadas. O resultado deste esforço coletivo culminou na definição de critérios para a seleção de pacientes e na determinação da estratégia cirúrgica necessária (citorredução completa).

Esta meta-análise então, apesar de possuir limitações inerentes ao método, utiliza de mecanismos estatísticos para superá-las e consegue exemplificar o benefício em sobrevida global alcançado com cirurgias de máximo esforço em pacientes com recaída platino-sensível de câncer de ovário.

 

Avaliadora científica:

Dra. Mariana de Paiva Batista
Residência de Oncologia Clínica pela USP-RP
Oncologista clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Rede D’Or São Paulo
Doutorado pela USP RP