Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Cirurgia de Second-look com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica versus vigilância em pacientes de alto risco de desenvolver metástases peritoneais colorretais (PROPHYLOCHIP – PRODIGE 15): um estudo de fase 3, randomizado

Resumo do artigo:
O peritônio é um sítio frequente e grave de metástases em câncer colorretal e estudos retrospectivos sugeriam que o tratamento precoce da doença peritoneal poderia refletir em ganho de sobrevida para esses pacientes. Esse estudo francês fase 3, multicêntrico, avaliou a estratégia de, após término da quimioterapia adjuvante, se explorar cirurgicamente o abdômen dos pacientes com alto risco de metástases peritoneais para diagnostico e início precoce do tratamento da doença peritoneal não visível.
Nesse estudo pacientes com um câncer colorretal primário histologicamente comprovado E metástases peritoneais sincrônicas removidas OU metástases ovarianas ressecadas OU um tumor perfurado, que não haviam tido progressão radiológica de doença após 6meses de adjuvância foram randomizados para observação vs  cirurgia sistemática de second-look com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) com oxaliplatina ou mitomicina. A segunda cirurgia consistiu em uma exploração completa da cavidade abdominal por meio de incisão xifopúbica e ressecção de todos os implantes peritoneais, se ressecáveis e o desfecho primário foi a sobrevida livre de doença em 3 anos.
Foram randomizados 150 pacientes na mesma proporção para os dois braços. Em um seguimento de 50,8 meses a cirurgia de second-look com HIPEC não mostrou aumento da sobrevida livre de doença em 3 anos (HR 0,97, 95% CI 0,61–1,56), sendo inclusive numericamente menor (44 vs 53%). Não houve morte relacionada ao tratamento, mas 41% dos pacientes no grupo de cirurgia tiveram complicações de G3-4 sendo os eventos intra-abdominais em 23% e toxicidade hematológicas em 18%, os mais comuns.

 

Second-look surgery plus hyperthermic intraperitoneal chemotherapy versus surveillance in patients at high risk of developing colorectal peritoneal metastases (PROPHYLOCHIP–PRODIGE 15): a randomised, phase 3 study. Goéré D et al. Lancet Oncol. 2020 July;24 S1470-2045(20)30322-3.
Cirurgia de Second-look com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica versus vigilância em pacientes de alto risco de desenvolver metástases peritoneais colorretais (PROPHYLOCHIP – PRODIGE 15): um estudo de fase 3, randomizado.

 

Comentário da avaliadora científica:
Essa estratégia de cirurgia com HIPEC já havia sido testada prospectivamente no cenário metastático no estudo PRODIGE 7 sem benefício e como tratamento profilático no estudo COLOPEC que avaliou HIPEC em tumores colorretais T4 ou perfurados, mas também sem demonstrar ganho em sobrevida.
Diante dos resultados negativos do atual estudo com pacientes de alto risco para metástases peritoneais colorretais após uma avaliação clínica, biológica e radiológica, a realização de cirurgia de second-look com quimioterapia intra-peritoneal hipertermica não deve ser recomendada e essa modalidade de tratamento perde cada vez mais força como estratégia para controle das metástases peritoneais do câncer colorretal.

 

Avaliadora científica:
Dra. Marcela Crosara, MD
Coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital DF Star - Rede Dor Brasília/DF. Residência em oncologia no Instituto do Câncer do Estado de SP - Universidade de São Paulo (USP).