Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Como palavras influenciam o poder de decisão

Resumo do artigo:
Neste estudo foi avaliado, por meio de um experimento de escolha discreta (EED), o impacto que a rotulação da neoplasia de tireóide de baixo risco representa na escolha de tratamento nos indivíduos avaliados.

Um EED, através da plataforma Amazon Mechanical Turk, foi testado em participantes saudáveis. Oito cenários alternativos eram sistematicamente apresentados de acordo com as preferências individuais dos participantes. As vinhetas hipotéticas de neoplasia de tireoide contemplavam três atributos (1) rotulação da doença (câncer, tumor ou nódulo); (2) tratamento oferecido (vigilância ativa ou cirurgia) e (3) risco de progressão ou recorrência (0%, 1%, 2% ou 5%). Os participantes eram informados que a chance de sobrevida era superior a 99% em todos os casos.

No total, 1068 participantes foram incluídos na análise, 2,5% tinham história de cirurgia para tireoide e 0,8% de câncer de tireoide estabelecido. A rotulação afetou a preferência, independentemente da estratégia de tratamento oferecido e risco de recorrência.


The Role of Disease Label in Patient Perceptions and Treatment Decisions in the Setting of Low-Risk Malignant Neoplasms. JAMA Oncology online March 21, 2019.
O papel da rotulação das doenças na percepção e decisão de tratamento no cenário de neoplasias de baixo risco.


Comentários do editor:
- A maneira como rotulamos as malignidades de baixo risco influencia a decisão dos pacientes.

- Estudo conduzido de maneira interessante, em um cenário que merece cada vez mais atenção na prática clínica. Com a crescente incidência de câncer de tireoide, precisamos cada vez mais nos atentar para a maneira como nos comunicamos com os pacientes. Novas recomendações de órgãos como o National Cancer Institute nos EUA, sugerem a substituição do termo “câncer” para a descrição de neoplasias de tireóide de baixo risco. 

- A Amazon Mechanical Turk é uma plataforma de crowdsourcing bastante interessante. Minha percepção é que será cada vez mais utilizada na área das ciências humanas e da saúde. Você pode conferir aqui: https://www.mturk.com