Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Comparação de tratamentos sistêmicos para câncer de próstata metastático sensível à castração: uma revisão sistemática e metanálise

Resumo do artigo:

Este estudo teve como objetivo comparar resultados de eficácia e segurança dos tratamentos sistêmicos para pacientes portadores de câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm) determinados em ensaios clínicos randomizados (RCTs) para direcionar na tomada de decisão clínica. Vários tratamentos sistêmicos estão disponíveis para o CPSCm, com eficácia e segurança comparadas pouco claras e custos amplamente variados. Bancos de dados bibliográficos (MEDLINE, Embase e Cochrane Central), documentos regulamentares (US Food and Drug Administration e European Medicines Agency) e registros de ensaios (ClinicalTrials.gov e registro de ensaios clínicos da União Europeia) foram pesquisados entre 2013 até 2019. Os estudos elegíveis foram ensaios clínicos randomizados que avaliaram a adição de docetaxel, acetato de abiraterona, apalutamida, ou enzalutamida à terapia de privação de androgênio (ADT) para o tratamento de CPSCm. Dois investigadores realizaram a triagem independentemente. Uma ferramenta de risco de viés Cochrane foi usada para avaliar a qualidade do estudo. Os efeitos relativos dos tratamentos concorrentes foram avaliados por metanálise e modelos de sobrevida; sobrevida global, sobrevida livre de progressão radiográfica e eventos adversos (EA) graves.

Sete ensaios com 7.287 pacientes comparando 6 tratamentos (abiraterona, apalutamida, docetaxel, enzalutamida, antiandrogênio não esteroidal padrão e placebo/sem tratamento) foram identificados. Ordenados do mais para o menos eficaz determinado pelos resultados dos ensaios clínicos, os tratamentos associados à melhora da sobrevida global quando adicionados ao ADT incluíram acetato de abiraterona (razão de risco [HR], 0,61; intervalo de confiança (IC) de 95%, 0,54-0,70), apalutamida (HR, 0,67; IC 95%, 0,51-0,89) e docetaxel (HR, 0,79; IC 95%, 0,71-0,89).

Os tratamentos associados à melhora da sobrevida livre de progressão radiográfica quando adicionados ao ADT incluíram enzalutamida (HR, 0,39; IC 95%, 0,30-0,50), apalutamida (HR, 0,48; IC 95%, 0,39-0,60), acetato de abiraterona (HR, 0,51 ; IC de 95%, 0,45-0,58) e docetaxel (HR, 0,67; IC de 95% 0,60-0,74).

Docetaxel foi associado a SAEs significativamente aumentados (odds ratio [OR], 23,72; IC 95%, 13,37-45,15), acetato de abiraterona com SAEs ligeiramente aumentados (OR, 1,42; IC 95%, 1,10-1,83), e outros tratamentos sem aumento significativo em SAEs. O risco de viés foi observado em 4 estudos com design aberto, 3 estudos com dados ausentes e 2 estudos com análises potenciais não pré-especificadas.

Nesta metanálise, acetato de abiraterona e apalutamida podem fornecer os maiores benefícios de sobrevida global com riscos relativamente baixos de EA graves como tratamentos complementares à ADT em pacientes com CPSCm. Embora a enzalutamida apresente maior benefício em sobrevida livre de progressão radiográfica, um acompanhamento mais longo é necessário para avaliar os benefícios de sobrevida global associados a esta droga.

 

Comparison of Systemic Treatments for Metastatic Castration-Sensitive Prostate Cancer A Systematic Review and Network Meta-analysis. Lin Wang, MD, MSc et al. JAMA Oncol. doi:10.1001/jamaoncol.2020.6973 Published online January 14, 2021.
Comparação de tratamentos sistêmicos para câncer de próstata metastático sensível à castração: uma revisão sistemática e metanálise.

 

Comentário da avaliadora científica:

Diante das inúmeras opções de tratamentos eficazes no câncer de próstata metastático sensível à castração (CPSCm) e da falta de estudos comparativos entre os tratamentos, pouco se sabe sobre a escolha ideal em relação a eficácia, segurança e custo-efetividade. Os comitês de diretrizes clínicas hesitam em recomendar um medicamente em preferência a outro. Este estudo foi importante para pacientes, médicos e fonte pagadora, dada a incerteza sobre o tratamento ideal para pacientes com CPSCm, que causa morbidade e mortalidade significativas entre homens mais velhos. Este estudo comparou a segurança entre os medicamentos, que não foi abordado em revisões anteriores, além de validar e atualizar os resultados das revisões prévias. Os resultados são consistentes com os de revisão anterior que sugeria o acetato de abiraterona como tratamento mais eficaz seguido pelo docetaxel. O estudo tem limitações, a inconsistência nas medidas de resultados entre os ensaios impediu a comparação de tratamento para muitos desfechos. Pesquisas futuras de custo-efetividade com base nos resultados apresentados podem direcionar na tomada de decisão para tratamento mais adequado.

 

Avaliadora científica
Dra. Tércia Vilasboas Reis
Oncologista clínica pela Universidade Federal de São Paulo
Oncologista clínica do Núcleo de Oncologia da Bahia – Grupo Oncoclínicas