Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Coorte de expansão de estudo de fase 1 de cabozantinibe mais nivolumabe em pacientes com carcinoma urotelial metastático que tiveram progressão de doença com inibidor de checkpoint

Resumo do artigo:

O FDA aprovou recentemente 5 inibidores de checkpoint na segunda linha de carcinoma urotelial e 2 na primeira linha em pacientes inelegíveis para cisplatina com PD-L1 alto. Dessa forma, o uso de imunoterapia em pacientes com carcinoma urotelial tem se tornado cada vez mais comum na prática clínica. Assim como ocorre com outras histologias, a melhor maneira de sequenciar tratamento em pacientes que progridem a imunoterapia ainda não está clara. Cabozantinibe é um inibidor de tirosina quinase com ação contra VEGFR, entre outros alvos. Estudos recentes apontam para alteração do microambiente tumoral com o uso de medicações anti-VEGF com potencial ação sinérgica com imunoterapia. 

O estudo em questão é uma coorte de expansão com 29 pacientes de um estudo de fase 1 avaliando a combinação de cabozantinibe + nivolumabe em pacientes politratados com carcinoma urotelial metastático. Nessa coorte 100% dos pacientes haviam recebido anteriormente imunoterapia e maioria dos pacientes haviam recebido ao menos 2 linhas de tratamento prévio para doença metastática. Dos29 pacientes tratados 1 teve resposta completa com a combinação e 3 pacientes tiveram resposta parcial como melhor resposta. A taxa de resposta foi de 13.8%. A duração mediana da resposta não foi alcançada. A mediana de sobrevida global foi de 10.4 meses e a sobrevida livre de progressão mediana foi de 3.6 meses. Apesar de tóxica a combinação foi bem tolerada com 52% dos pacientes apresentando efeito adverso grau 3 ou maior.

 

Phase I expansion study of cabozantinib plus nivolumab (CaboNivo) in metastatic urothelial carcinoma (mUC) patients (pts) with progressive disease following immune checkpoint inhibitor (ICI) therapy. Girardi D. et al. J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 5037).
Coorte de expansão de estudo de fase 1 de cabozantinibe mais nivolumabe em pacientes com carcinoma urotelial metastático que tiveram progressão de doença com inibidor de checkpoint.

 

Comentário do autor:
Nosso trabalho demonstrou que a combinação de nivolumabe + cabozantinibe foi ativa em pacientes com carcinoma urotelial metastático que já haviam progredido a imunoterapia prévia. A combinação pareceu ser sinérgica e alguns pacientes apresentaram respostas prolongadas. Esse dado vem a se somar a outros dados avaliando a combinação de imunoterapia com medicações anti-VEGF como tentativa de resgatar resposta a imunoterapia. Um dos exemplos mais promissores é um estudo avaliando a combinação de lenvatinibe + pembrolizumabe em pacientes com carcinoma de células renais politratados que já haviam progredido a imunoterapia. Nesse trabalho, apresentado na ASCO 2020, a taxa de resposta foi na casa dos 50%.

 

Autor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.