Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Denosumabe adjuvante em câncer de mama inicial (D-CARE): Um estudo estudo fase 3 internacional, randomizado, multicêntrico, controlado

Resumo do artigo:
O uso de denosumabe (60 mg SC a cada 6 meses) em mulheres pós menopausadas com câncer de mama inicial em uso de inibidor de aromatase reversa (AI) adjuvante gera um menor número de fraturas ósseas quando comparado a placebo, conforme demonstrado no estudo ABCSG-18 (HR 0.5 [95% CI  0·39–0·65], p<0·0001). Neste mesmo estudo, como objetivo secundário, foi sugerido que o uso de denosumabe também seria capaz de reduzir o número de eventos clínicos considerados desfechos na sobrevida livre de doença (recorrência local ou a distância, câncer de mama contralateral, segundo tumor primário, ou morte por qualquer causa). Os resultados do estudo ABCSG-18 são concordantes com a metanálise do EBCTCG que avaliou o papel do uso de bisfosfonatos (outro modificador de saúde óssea) adjuvante. Nesta metanálise de mais de 18.000 pacientes, o uso de bisfosfonatos reduziu o risco de morte por câncer de mama específica, especialmente em mulheres com doença luminal, pós menopausadas (naturalmente menopausadas ou induzidas por supressão ovariana).

O estudo D-CARE, publicado no LANCET Oncol por Coleman e colegas, avaliou o papel do uso de denosumabe adjuvante em pacientes com câncer de mama inicial (estadio II-III pela AJCC 7aed). Neste estudo randomizado foi utilizada uma dose mais intensa de denosumabe - 120 mg SC a cada 3-4 semanas por 6 meses, seguido de 120 mg SC a cada 3 meses por 5 anos. O objetivo primário do estudo foi sobrevida livre de metástase óssea, definido como tempo até identificação da primeira metástase óssea ou óbito por qualquer causa. Objetivos secundários incluíram: sobrevida livre de recorrência e sobrevida livre de recorrência em pacientes pós menopausadas. Entre 2010 e 2012, 4.509 pacientes foram randomizadas para o braço denosumabe (2.256 pts) ou placebo (2.253 pts), sendo 77% das pts ER+ e 94% linfonodo positivas. O estudo foi negativo. Após um seguimento mediano de 67,2 meses o D-CARE não foi capaz de demonstrar benefício do uso de denosumabe versus placebo em nenhum dos objetivos primário ou secundários. Ainda, no braço denosumabe, 5% das pacientes apresentaram osteonecrose de mandíbula (ONM), das quais apenas 46% se resolveu por completo após tratamento específico, deixando 54% das pacientes com ONM crônica. 

Adjuvant denosumab in early breast cancer (D-CARE): an international, multicentre, randomised, controlled, phase 3 trial. Coleman R, et al - Lancet Oncol. 2020 Jan;21(1):60-72.
Denosumabe adjuvante em câncer de mama inicial (D-CARE): Um estudo estudo fase 3 internacional, randomizado, multicêntrico, controlado.

Comentários do Avaliador Científico:
- O estudo D-CARE diminui nossa confiança nos resultados secundários do estudo ABCSG-18, colocando em xeque o papel de denosumabe como um redutor do risco de desfechos clínicos duros associados a câncer de mama (recorrência local ou a distância e mortalidade câncer específica).

- A dose de 120 mg SC, conforme regime usado no D-CARE, gera uma frequência significativa de ONM, frequência superior quando comparada a dose de 60 mg a cada 6 meses. No estudo ABCSG-18 (60 mg SC a cada 6 meses) não houve ocorrência de ONM. O que pode nos fazer questionar dose e frequência de uso também em pacientes com doença metastática.

- A positividade da metanálise do EBCTCG para uso de bisfosfonatos (reduzindo o risco de mortalidade câncer de mama especifica), versus a negatividade do D-CARE devem ser levadas em conta na seleção do modificador de saúde óssea no cenário adjuvante, sobretudo para pacientes com doença luminal, pós menopausadas, com risco intermediário-alto de recorrência favorecendo, ao meu ver, o uso de bisfosfonatos.

Avaliador Científico:
Dr. Carlos Henrique dos Anjos
Assistant Attending – Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC)

 

Editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasilia. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.