Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Desfechos clínicos de pacientes com Seminoma EC I com recorrência após carboplatina adjuvante

O uso de carboplatina adjuvante é uma das possíveis estratégias de tratamento após a ressecção do Seminoma estádio clinico (EC) I, juntamente com radioterapia adjuvante e observação vigilante.

Recentemente, Fischer e cols*. avaliaram, retrospectivamente, dados de 185 pacientes com Seminoma EC I com recidiva após tratamento com carboplatina adjuvante. Os tempos mediano de seguimento e recidiva foram, respectivamente,  53 e 1 19 meses. A maioria das recidivas (118 pacientes, 64%) ocorreu nos primeiros 2 anos de seguimento. A maior parte dos pacientes (79%) teve a recidiva diagnosticada pelos exames de seguimento, e em apenas 21% dos pacientes a recidiva foi diagnosticada após início de sintomas e suspeita clínica. O estágio de recidiva mais frequentemente observado foi EC IIB (48%), seguido de EC IIA (19%), EC IIC (17%)  e EC III (15%). Em relação aos fatores prognósticos na recidiva, a maioria dos pacientes apresentava risco favorável, e apenas 4 pacientes apresentavam risco intermediário na recidiva. O tratamento da recidiva foi majoritariamente realizado com quimioterapia (84% dos pacientes), tendo como escolha principal 3 ciclos de BEP (36%) ou 4 ciclos de EP (33%). Nova recidiva foi vista em 28 pacientes (15%). No último follow-up, 174 dos 185 pacientes (94%) estavam vivos e sem evidência de doença. Sete pacientes (3%) haviam morrido, sendo 3 em decorrência da doença e 2 devido a toxicidade dos tratamentos. A sobrevida livre de doença em 5 anos foi 82%, e a sobrevida global em 5 anos foi 98%.

+Fischer e cols. JCO. 2017 Jan 10;35(2):194-200. PMID:27893332

Comentários: Mesmo com as limitações de uma análise retrospectiva, os resultados desse estudo sugerem que pacientes com Seminoma ECI, que apresentam recidiva após carboplatina adjuvante, podem ser tratados com sucesso com um regime de quimioterapia baseado em cisplatina.

Pedro Isaacsson, MD 
Médico Oncologista do Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre-RS.