Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Desfechos no câncer de pulmão e cessação de tabagismo: Beneficio em sobrevida global para aqueles que cessaram recentemente? Uma análise de 34,649 pacientes do Consorcio Internacional de Câncer de Pulmão

Resumo do artigo:

Apesar das evidências sobre a cessação do tabagismo e a diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão, existem poucos dados referentes ao benefício de sobrevida que um paciente ex-tabagista ganha ao parar de fumar, e se isso ocorre mesmo para os que param logo antes do diagnóstico do câncer de pulmão. Objetivamos analisar o tamanho deste benefício e o tempo de cessação do tabagismo antes do diagnóstico necessário para promover tal benefício.

Este trabalho foi uma análise de dados individuais de 17 estudos do International Lung Cancer Consortium - ILCCO (https://ilcco.iarc.fr) onde avaliamos sobrevida global (SG) de 35,428 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP). Comparamos pacientes que fumavam ao momento do diagnóstico de câncer de pulmão com pacientes que pararam de fumar <2 anos do diagnóstico de câncer de pulmão, 2-5 anos antes do diagnóstico e >5 anos do diagnóstico. Além disso, fizemos duas análises de sensibilidade com 1) Coorte de pacientes com informação de sobrevida câncer de pulmão especifica (SCPE); 2) Coorte de pacientes com carga tabágica > 30 anos-maço. 

Confirmando dados da literatura, não tabagistas tiveram risco de morte 24% menor (aHR 0.76, IC 0.73-0.8), quando comparados a tabagistas no momento do diagnóstico de CPCNP; ex-tabagistas por sua vez, tiveram risco de morte 12% menor (aHR 0.88, IC 0.86-0.91), comparado a tabagistas no momento do diagnóstico. Comparando os ex-tabagistas aos tabagistas no momento do diagnóstico, pacientes que pararam de fumar < 2 anos do diagnóstico tiveram um risco de morte 12% menor (aHR 0.88, IC 0.82-0.94); os que pararam de fumar 2-5 anos antes do diagnóstico tiveram risco de morte 17% menor (aHR 0.83, IC 0.77-0.90) e os que pararam >5 anos antes do diagnóstico tiveram risco de morte 20% menor (aHR 0.80, IC 0.76-0.84). 

A análise de sensibilidade SCPE demonstrou uma tendência de melhor SCPE para os pacientes que pararam de fumar < 2 anos antes do diagnóstico (aHR 0.95, IC 0.86-1.05) e 2-5 anos antes do diagnóstico (aHR 0.93 IC 0.83-1.04), com benefício estatístico para os que pararam > 5 anos antes do diagnóstico de câncer de pulmão (aHR 0.85, IC 0.78-0.92). A análise de sensibilidade com indivíduos > 30 anos-maço demonstraram um benefício ainda maior: pacientes que pararam de fumar < 2 anos do diagnóstico tiveram risco de morte 14% menor do que os tabagistas ao momento do diagnóstico; os que pararam 2-5 anos antes do diagnóstico, o risco de morte foi 17% menor (aHR 0.83, IC 0.76-0.90) e os que pararam > 5 anos antes do diagnóstico, o risco de morte foi 22% menor (aHR 0.78, IC 0.74-0.83). Esses resultados foram semelhantes em todos os subgrupos de sexo, idade e estadiamento.

 

Smoking cessation (SC) and lung cancer (LC) outcomes: A survival benefit for recent-quitters? A pooled analysis of 34,649 International Lung Cancer Consortium (ILCCO) patients. Fares AF, et al. Journal of Clinical Oncology 2020 38:15_suppl, 1512-1512.
Desfechos no câncer de pulmão e cessação de tabagismo: Beneficio em sobrevida global para aqueles que cessaram recentemente? Uma análise de 34,649 pacientes do Consorcio Internacional de Câncer de Pulmão.

 

Comentário da autora:
Os nossos resultados enfatizam o benefício da cessação do tabagismo como medida de saúde pública e fornecem incentivos adicionais para que os tabagistas interrompam o vício, principalmente os com maior carga tabágica. Mostramos que nunca é tarde para interromper o tabagismo, já que mesmo que o paciente desenvolva o câncer de pulmão menos de 2 anos após parar o tabagismo, há benefício na sua sobrevida global.
A idéia principal do estudo é ser um adicional á discussão de cessação de tabagismo para pacientes em triagem de câncer de pulmão que não têm câncer diagnosticado. Em geral esse grupo de pacientes é composto por pacientes tabagistas inveterados, receptivos a idéia de cessar o tabagismo.

 

Autora:
Dra. Aline Fusco Fares
Oncologista clínica pelo AC Camargo Cancer Center. 
Mestre em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center. 
Fellowship em Oncologia Torácica pelo Princess Margaret Cancer Centre. Experiência em pesquisa nas áreas de geômica e epidemiologia.