Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Direto do forno, dois artigos apresentados na ASCO GU e publicados simultaneamente no NEJM

Os estudos de fase 3 compararam em primeira linha a eficácia de Avelumab (anti-PDL1) em associação a Axitinib (VEGFi) Vs Sunitinib e, Pembrolizumab (anti-PD1) em associação a Axitinib Vs Sunitinib, respectivamente, para o tratamento de pacientes com carcinoma de células renais avançado. O endpoint primário de ambos os estudos era discretamente diferente, sendo que o primeiro estudo avaliou PFS e OS apenas nos pacientes PD-L1 positivos (Ventana PD-L1 (SP263), enquanto que no estudo de Pembrolizumab e axitinib, PFS e OS na população com intenção de tratamento (ITT). Ambos os estudos atingiram o endpoint primário em relação a ganho de PFS e OS (apenas no estudo com Pembro, dados ainda imaturos para OS no estudo comparando Avelumab em associação a Axitinib Vs Sunitinib). Em relação à toxicidade, o número de eventos adversos foi semelhante entre os grupos, eventos G3/G4 ocorreram mais no braço da combinação, especialmente diarreia e elevação de AST/ALT. Benefício identificado em praticamente todos os subgrupos.

 

a. Motzer RJ, Penkov K, Haanen J, et al. Avelumab plus axitinib versus sunitinib for advanced renal-cell carcinoma. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa1816047. Online first 
Avelumab mais axitinibe versus sunitinibe em carcinoma de células renais avançado.

b. Rini BI, Plimack ER, Stus V, et al. Pembrolizumab plus axitinib versus sunitinib for advanced renal-cell carcinoma. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa1816714. Online first
Pembrolizumab mais axitinibe versus sunitinibe em carcinoma de células renais avançado.

 

Comentários:
1- Associação de anti-PD1/PDL1 com Axitinib será nova opção para 1ª linha de tratamento do carcinoma renal.

2- Não há comparação direta entre anti-PD1/PDL1 + Axitinib Vs Axitinib isoladamente, o que poderia fornecer dados diretos do real benefício da combinação de anti-VEGF com imunoterapia.

3- Fica o questionamento: Quais marcadores nos direcionarão para a escolha e sequenciamento do tratamento dos pacientes com carcinoma de células avançado? Lembrando que a combinação de Nivolumab + Ipilimumab também foi aprovada no último ano em 1ª linha, entretanto para os pacientes com risco intermediário ou alto.