Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Efeito da Touca Térmica na Alopecia induzida pela quimioterapia

A alopecia é uma conseqüência transitória e, geralmente, completamente reversível de alguns tratamentos quimioterápicos. No entanto, frequentemente é psicologicamente devastadora. A quimioterapia citotóxica ataca células que se dividem rapidamente no corpo, dentre elas, as células da matriz do cabelo que estão em divisão. Algumas abordagens terapêuticas que incluem diminuir fisicamente a quantidade de fármaco administrada ao bulbo de cabelo, reduzindo o fluxo sanguíneo do couro cabeludo (touca térmica) e intervenções farmacológicas ou biológicas para bloquear os efeitos da quimioterapia estão sendo avaliadas para a prevenção da queda de cabelo.

Nangia e colaboradores conduziram um estudo multicêntrico, randomizado (grupo touca térmica – GTT ou grupo controle – GC), realizado no período de dezembro/2013 a setembro/2016 que incluiu 182 mulheres que foram submetidas a quimioterapia neoadjuvante ou adjuvante para câncer de mama (estádios I ou II). O objetivo foi avaliar a efetividade do uso da touca térmica em reduzir a alopecia induzida pela quimioterapia, assim como, efeitos adversos relacionados a este tratamento. Recentemente, foi publicado no JAMA uma análise interina deste estudo, no qual 142 mulheres foram avaliadas, sendo 95 participantes no GTT e 47 no GC. Como resultados, o GTT teve um ganho significativamente maior na preservação da queda capilar (< ou igual a 50%) comparativamente ao GC. Interessantemente, não houve diferença significativa nas escalas de mudança na qualidade de vida entre os grupos. Todos os efeitos adversos relatados com o uso do dispositivo foram graus I ou II. Os eventos mais comumente reportados foram: calafrios, tontura, cefaleia e náusea.

Nangia e cols. JAMA. 2017 Feb 14;317(6):596-605.

Comentários: Embora sejam dados preliminares, o uso da touca térmica reduziu substancialmente a queda capilar induzida pelo tratamento citotóxico. Sua eficácia, entretanto, parece ser menor quando o tratamento é baseado em antraciclinas (taxa de sucesso 20%). O custo e efeitos adversos deste dispositivo devem ser considerados, além do efeito potencial de recorrência tumoral no couro cabeludo.

 

Maria Cristina Figueroa Magalhães, MD.

Oncologista Clínica da Neo Saúde, Hospital Santa Cruz e Hospital Marcelino Champanhat, Curitiba-PR. Preceptora da Residência de Clínica Médica da PUC-PR.

Diretora Científica da Associação Amigas da Mama (AAMA). Doutoranda pela FMUSP/ ICESP (São Paulo-SP). Post-Doctoral Fellow – Johns Hopkins Hospital (Breast Cancer Program – Baltimore – MA – USA).