Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Eficácia do selpercatinibe no câncer de pulmão de células não pequenas positivas para fusão RET

Resumo do artigo:

Cerca de 2% dos casos de câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) têm fusões do RET; essas fusões ocorrem quando uma parte do cromossomo que contém o gene RET se quebra e se junta a outra parte do cromossomo, criando uma proteína de fusão capaz de promover o crescimento tumoral. Pacientes com esse tipo de mutação driver têm cerca de 50% de chance de desenvolverem metástases para sistema nervoso central (SNC) no decorrer de sua doença.
O Selpercatinibe é um potente e também seletivo inibidor do RET. Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas avaliaram a eficácia do selpercatinibe através do estudo LIBRETTO -001. Esse foi um trial multicêntrico, aberto fase I/II e com várias coortes que incluíram pacientes com alterações do RET identificados por NGS, PCR ou FISH (CPNPC e câncer de tireóide). Os pacientes poderiam ou não ter sido previamente tratados com outras linhas de tratamento. O endpoint primário foi a taxa de resposta objetiva (TRO) e os endpoints secundários incluíam taxa de resposta objetiva intra-craniana, sobrevida livre de progressão (SLP), segurança e duração da resposta definida por um comitê de revisão independente, usando RECIST 1.1.
Este ensaio clínico foi conduzido em 65 centros em 12 países. Os pacientes que foram inscritos na fase 1 de escalonamento da dose do estudo receberam selpercatinibe em doses que variaram de 20 mg uma vez ao dia à 240 mg duas vezes ao dia. Escalonamento da dose intra-paciente para doses mais altas foi permitido após um mínimo de um ciclo de tratamento. Todos os pacientes que foram matriculados na fase 2 do ensaio receberam a dose recomendada de 160 mg duas vezes por dia. Pacientes com doença em progressão podiam continuar a receber selpercatinibe se, na opinião do investigador do centro, eles estivessem obtendo benefício clínico.
O estudo incluiu 144 pacientes com CPNPC avançado, destes 39 pacientes previamente não tratados e 105 pacientes que receberam pelo menos uma linha de quimioterapia à base de platina anteriormente.
Entre os pacientes não tratados previamente, TRO foi de 85% (95% CI, 70 a 94), e 10% doença estável. Aos 6 meses, nem a duração mediana da resposta nem a SLP mediana foram alcançadas no momento da análise.
Nos pacientes previamente tratados a TRO foi de 64% (95% intervalo de confiança [CI], 54 a 73), e a duração média de resposta foi de 17,5 meses; 63% das respostas continuaram após acompanhamento médio de 12 meses. A SLP mediana foi de 16,5 meses.
Em pacientes com metástases cerebrais, a TRO foi de 91% no cérebro (95% CI, 59 a 100).
Os resultados das avaliações do investigador não foram significativamente diferentes daqueles dos revisores independentes.
As reações adversas mais comuns (≥ 25%), incluindo anormalidades laboratoriais, foram: aumento do TGO e TGP, aumento da glicose, leucopenia, hipoalbuminemia, hipocalcemia, xerostomia, diarreia, aumento da creatinina, aumento da fosfatase alcalina, hipertensão, fadiga, edema, plaquetopenia, hipercolesterolemia, erupção cutânea, hiponatremia e constipação.

 

Efficacy of Selpercatinib in RET Fusion–Positive Non–Small-Cell Lung Cancer. A. Drilon et al. N Engl J Med 2020;383:813-24.
Eficácia do selpercatinibe no câncer de pulmão de células não pequenas positivas para fusão RET.

 

Comentários da avaliadora científica:

Várias drogas como cabozantinibe e vandetanibe têm atividade anti-RET nos pacientes com CPNPC, mas infelizmente esses agentes foram associados a respostas e durabilidade de resposta limitadas, provavelmente devido a características farmacocinéticas fracas e substancial efeitos colaterais resultantes da inibição da quinase não-RET.
O estudo fase I/II LIBRETTO-001 mostrou que os pacientes se beneficiaram com o Selpercatinibe, tendo respostas precoces e duráveis incluindo aqueles pacientes com metástases em SNC, e também os pacientes anteriormente politratados (56% tenham sido fortemente pré-tratados com pelo menos três terapias sistêmicas anteriores e 55% tinha recebido imunoterapia) com perfil de toxicidade favorável.
O Libretto-001 foi apresentado no ASCO desse ano e, foi um dos estudos que levou à aprovação do Selpercatinibe (LOXO -292) pelo FDA em 8 de maio deste ano como primeira terapia-alvo para pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células metastáticas (CPNPCm) com fusão de RET além de pacientes com câncer de tireoide (outra coorte do estudo Libretto-001); a dose recomendada de selpercatinibe é baseada no peso – 120 mg para pacientes com menos de 50 kg e 160 mg para aqueles com 50 kg ou mais.
A implementação de uma estratégia eficaz de rastreamento molecular para cânceres de pulmão com a capacidade de detectar alterações em RET é essencial para identificação dos pacientes que terão benefício com essa nova droga alvo direcionada ao RET.
Infelizmente ainda não temos aprovações pala agência regulatória no Brasil mas há expectativa de aprovação num futuro próximo.

 

Avaliadora científica:
Dra. Martha Tatiane Mesquita dos Santos
Oncologista clínica do Instituto Hospital de Base de Brasília e oncologista do Grupo Acreditar/Ondologia D’or- DF
Ex-residente da Liga Norte Rio-Grandense Contra o Câncer