Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ESPECIAL ASCO 2019: ENZAMET – Adição de enzalutamida à terapia padrão para câncer de próstata sensível à castração

Um dos principais artigos publicados simultaneamente durante a ASCO 2019


Resumo do artigo:
Estudo apresentado na sessão plenária da ASCO 2019 mostrou que pacientes com câncer de próstata sensível à castração (CPMSC) que haviam recebido enzalutamida (ENZ), um inibidor do receptor de andrógeno, em associação à terapia de supressão hormonal padrão (ADT) apresentaram estimativa de sobrevida global (OS) em 3 anos de 80% quando comparados a apenas 72% dos pacientes no grupo que recebeu antiandrogênios não-esteroidais de primeira geração (bicalutamida, nilutamida ou flutamida) e ADT.

Estudo de fase 3, randomizado, aberto, avaliou ENZ + ADT vs antiandrogênios não-esteroidais de primeira geração + ADT em 1.125 pacientes com CPMSC ECOG 0-2. Pacientes poderiam ter recebido ADT adjuvante por 2 anos caso último tratamento tivesse ocorrido há mais de 12 meses. Após um recrutamento de 88 pacientes, atualização do protocolo permitiu à descrição do investigador, administração inicial de docetaxel aos moldes do estudo CHAARTED. O end-point primário era OS e os end-points secundários, sobrevida livre de progressão de PSA e sobrevida livre de progressão clínica. 

Os pacientes apresentaram uma mediana de idade de 68 anos, 60% Gleason >7, 11% com doença visceral, 10% haviam recebido ADT adjuvante e 45% tratamento planejado com docetaxel (61% com doença de alto volume e 27% com doença de baixo volume). 

Após uma mediana de seguimento de 34 meses, foram registradas 102 mortes no grupo de ENZ e 143 mortes no grupo de terapia padrão (HR 0.67; 95% [CI], 0.52 a 0.86; P=0.002). Em 3 anos, sobrevida livre de progressão de PSA foi de 67% e 37% nos grupos ENZ e tratamento padrão, respectivamente; HR 0.39; 95% CI, 0.33 a 0.47; P<0.001). O grupo que recebeu ENZ apresentou redução do risco de progressão clínica de 60% (HR 0.40; 95% CI, 0.33 to 0.49; P<0.001). Eventos adversos graves ocorreram em 42% dos pacientes em uso de ENZ quando comparado a 34% dos pacientes que receberam terapia padrão, incluindo 7 pacientes que apresentaram crises convulsivas em uso de ENZ. Entre os pacientes que receberam docetaxel, houve aumento de incidência de neuropatia periférica G2 com ENZ 9% em comparação ao grupo padrão.

 

ENZAMET: Enzalutamide with Standard First-Line Therapy in Metastatic Prostate Cancer. published online on June 2, 2019, at NEJM.org. DOI: 10.1056/NEJMoa1903835.
ENZAMET: Adição de Enzalutamida à terapia padrão para Câncer de Próstata Sensível à Castração. 

 

Comentários do editor:
- Enzalutamida apresenta ganho de sobrevida global quando comparada ao uso de antiandrogênios não-esteroidais de primeira geração (bicalutamida, nilutamida ou flutamida), ambos em associação a ADT em câncer de próstata sensível à castração.

- Enzalutamida é nova opção no cenário de câncer de próstata sensível à castração.

- Atenção ao aumento de neuropatia periférica no grupo que recebeu docetaxel e ENZ.

- Seguimento maior e novos estudos são necessários para melhor caracterização do benefício da adição de inibidores do receptor de andrógeno em pacientes que receberam tratamento precoce com docetaxel.