Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ESPECIAL ASCO 2019: Risco clínico e genômico para guiar o uso de terapia adjuvante em câncer de mama – análise secundária do estudo TAILORx

Um dos principais artigos publicados simultaneamente durante a ASCO 2019


Resumo do artigo:
Publicação de análise secundária do estudo Trial Assigning Individualized.

Options for Treatment (TAILORx), previamente apresentado em sessão plenária na ASCO de 2018, que estabeleceu a não inferioridade de terapia endócrina (ET) adjuvante em comparação à quimioterapia seguida de ET (CET) para pacientes com câncer de mama inicial, HER2 negativo e linfonodo negativo com scores de risco de recorrência entre 11-25, utilizando painel de 21 genes (RS). Análise exploratória havia indicado potencial benefício da adição de quimioterapia para pacientes < 50 anos com score entre 16-25. Nesta nova apresentação em sessão oral de câncer de mama foram reportados os dados da análise secundária quanto a associação de variáveis de risco clínico. 

Utilizando categorização de risco clínico baseada no Adjuvant! (versão 8.0) também utilizado no estudo MINDACT (Microarray in Node-Negative Disease May Avoid Chemotherapy) os autores analisaram informações clínicas e histológicas de 9.427 (97% da população global do estudo). 70.2% apresentaram baixo risco clínico e a distribuição foi similar entre as pacientes com mais ou menos de 50 anos. 

A ferramenta de risco clínico foi capaz de adicionar informação prognóstica quanto ao risco de recorrência a distância em cada subgrupo (RS 0-10, 11-25 e 26-100 e > ou ≤ 50 anos). O risco clínico, como já esperado, isoladamente não foi capaz de predizer o benefício da adição de quimioterapia. Entretanto, entre as 2.143 pacientes com < 50 anos houve tendência a redução do risco de doença à distância a favor do braço CET vs ET, porém não houve variação em relação ao risco clínico (Painel 2B). 

Os autores também analisaram entre as pacientes com ≤ 50 anos e RS 16-25 o benefício da quimioterapia por faixas etárias e status de menopausa, mostrando que o maior benefício era evidenciado entre as pacientes com idade próxima a 45 anos e não menopausadas. 

Em adição, entre as pacientes com ≤ 50 anos e RS 11-25 o risco de recorrência a distância (DRR) em 9 anos no grupo de baixo risco clínico foi de 3.9+1.0% para CET e 4.7±1.0% no ET. Já no grupo de alto risco clínico, 9y-DRR foi inferior para as pacientes que receberam CET vs ET (6.1±1.8% e 12.3±2.4%, respectivamente).

 

Clinical and Genomic Risk to Guide the Use of Adjuvant Therapy for Breast Cancer. Publish online on June 3, 2019, at NEJM.org. DOI: 10.1056/NEJMoa1904819.
Risco clínico e genômico para guiar o uso de terapia adjuvante em câncer de mama – análise secundária do estudo TAILORx.

 

Comentários do editor:
- Risco clínico-patológico oferece informação prognóstica complementar ao teste molecular de 21-genes, porém não foi capaz de predizer benefício da adição de quimioterapia na população global do estudo TAILORx.

- Apesar de análises exploratórias não terem sido ajustadas para múltiplos fatores, entre as pacientes com ≤ 50 anos, com alto risco clínico e RS 11-25 o risco de recorrência a distância em 9 anos foi inferior no grupo que recebeu quimioterapia.

- Entre as pacientes com RS 16-25 e ≤ 50 anos, o benefício em recorrência a distância a favor da adição de quimioterapia é provavelmente relacionado à indução de menopausa precoce com a QT (Fig3). Os autores especulam que o benefício encontrado neste subgrupo possa ser também proporcionado por intensificação de terapia endócrina adjuvante, como a adição de terapia de supressão ovariana.