Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Especial ESMO 2022 – Tumores de Cabeça e Pescoço

Resultados primários do estudo de fase III KEYNOTE-412: Pembrolizumabe mais quimiorradioterapia (QRT) versus placebo mais QRT em carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, doença localmente avançada

Resumo do artigo:

Esse é um estudo prospectivo, duplo cego, fase 3 que randomizou (1:1) 804 pacientes (402 em cada braço do estudo) recém diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço, com doença localmente avançada. O estudo investigou a eficácia e segurança de pembrolizumabe (200mg a cada 3 semanas) associado à quimiorradioterapia (70 Gy/35 frações e cisplatina 100 mg/m² a cada 3 semanas) seguido de pembrolizumabe de manutenção versus placebo associado à quimiorradioterapia seguido de placebo de manutenção. Uma dose de pembrolizumabe ou de placebo foi realizada 1 semana antes do início da QRT, seguido por 2 doses durante a QRT e 14 doses de terapia de manutenção após, totalizando 17 doses. O desfecho primário do estudo foi sobrevida livre de evento (SLE), com margem de eficácia com p= 0,0242 unilateral. Sobrevida global (SG) e segurança foram os desfechos secundários. Nessa análise, o tempo médio de seguimento foi 47,7 meses. O desfecho primário do estudo (SLE) não foi atingido, apesar de uma tendência favorável para o braço de pembrolizumabe versus placebo (RR: 0,83 p=0,0429), mas sem significância estatística.

Em resumo, embora o uso de pembrolizumabe associado à quimioterapia no cenário de doença metastática seja tratamento de primeira linha do câncer de cabeça e pescoço, a associação de imunoterapia à quimiorradioterapia na doença localmente avançada necessita de maior investigação. Um dos potenciais fatores é o fato da radioterapia causar linfopenia, diminuindo a eficácia da imunoterapia. A estratégia de imunoterapia adjuvante poderá ser uma alternativa mais eficaz do que o seu uso concomitante à quimiorradioterapia.

 

LBA5 - Primary results of the phase III KEYNOTE-412 study: Pembrolizumab (pembro) with chemoradiation therapy (CRT) vs placebo plus CRT for locally advanced (LA) head and neck squamous cell carcinoma (HNSCC). ABSTRACT.
Resultados primários do estudo de fase III KEYNOTE-412: Pembrolizumabe mais quimiorradioterapia (QRT) versus placebo mais QRT em carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, doença localmente avançada.

 


 

Sobrevida global em 5 anos em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço localmente avançado tratados com xevinapant associado à quimiorradioterapia (QRT) versus placebo associado à QRT em estudo randomizado, fase 2

Resumo do artigo:

No contexto desse estudo, temos o medicamento oral xevinapant. Este é um antagonista de primeira classe do inibidor de proteínas de apoptose, que aumenta a sensibilidade das células cancerígenas à quimioterapia e à radioterapia. O estudo é prospectivo, duplo-cego, fase 2, em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço localmente avançado irressecável, estratificados conforme envolvimento linfonodal, local do tumor primário e status HPV em tumores de orofaringe. Foram 96 pacientes randomizados (1:1) para receber xevinapant 200 mg via oral uma vez ao dia (D1 a D14 a cada 21 dias por 3 ciclos) associado à quimiorradioterapia (QRT – cisplatina 100 mg/m² em D2 a cada 21 dias por 3 ciclos; IMRT 70 Gy [2 Gy/dia, 5 dias/semana for 7 semanas]) versus placebo associado à QRT por 3 ciclos. Os resultados prévios desse estudo demonstraram que o braço xevinapant associado à QRT melhorou significativamente o controle locorregional aos 18 meses após o término da QRT (desfecho primário) e a sobrevida livre de progressão (SLP) em 3 anos comparado ao grupo placebo associado à QRT, sem aumentar a toxicidade. Na ESMO 2022, foram apresentados os dados atualizados sobre duração de resposta (DR) após 3 anos e sobrevida global (SG) após 5 anos. O risco de morte ou progressão da doença após a resposta inicial foi reduzido em 79% no braço xevinapant vs placebo (DR; RR ajustado: 0,21; IC 95% 0,08-0,54; p=0,0011). Em relação a SG de longo prazo, o seguimento mediano foi de 60,1 meses no braço xevinapant e 39,2 meses no braço placebo. A redução do risco de morte foi maior no braço xevinapant vs placebo (RR ajustado: 0,47; IC 95% 0,27-0,84; p=0,0101). A SG foi prolongada com xevinapant associada à QRT vs placebo associada à QRT; a SG mediana não foi atingida (IC 95% 40,3 meses - não alcançado) vs 36,1 meses (IC 95% 21,8-46,7 meses), e a probabilidade de sobrevida 5 anos após a randomização foi de 53% (IC 95% 37-66%) vs 28% (IC 95% 15-42%), respectivamente. Considerando os dados promissores da associação de xevinapant à QRT em relação a SG em 5 anos e DR em 3 anos neste trial, um estudo de fase 3 está em andamento (Trilynx; NCT04459715).

 

LBA33 - 5-year overall survival (OS) in patients (pts) with locally advanced squamous cell carcinoma of the head and neck (LA SCCHN) treated with xevinapant + chemoradiotherapy (CRT) vs placebo + CRT in a randomized, phase II study.
Sobrevida global em 5 anos em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço localmente avançado tratados com xevinapant associado à quimiorradioterapia (QRT) versus placebo associado à QRT em estudo randomizado, fase 2.

 


 

Pembrolizumabe associado à carboplatina e paclitaxel em primeira linha em carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço recorrente/metastático: estudo fase IV KEYNOTE-B10

Resumo do artigo:

O tratamento padrão de primeira linha em pacientes com carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço recorrente/metastático é pembrolizumabe associado à platina e ao fluorouracil [5-FU]) conforme o estudo KEYNOTE-048. No entanto, pontos desfavoráveis desse protocolo são a toxicidade associada ao 5-FU, os custos e a posologia de 5FU (infusão contínua por 4 dias). Considerando isso, na ESMO 2022, foram apresentados os dados iniciais do KEYNOTE B-10, estudo global prospectivo, fase 4, aberto, braço único, de pembrolizumabe associado a carboplatina e a paclitaxel em primeira linha no mesmo cenário, independente do status tumoral de PD-L1 e ECOG PS 0-1. O desfecho primário é taxa de resposta objetiva (TRO) e, os desfechos secundários são duração de resposta (DR), sobrevida livre de progressão (SLP), sobrevida global (SG) e segurança. A análise de eficácia foi baseada em 82 pacientes incluídos e, a segurança foi analisada em todos os pacientes tratados (92). Até março de 2022, 41 permaneceram no estudo e 51 descontinuaram, sendo a maioria por progressão de doença. A TRO foi de 42,7% (IC 95% 32-54), DR de 5,5 meses e a SG mediana de 12,1 meses (IC95% 10-não alcançado). Dos 92% pacientes, eventos adversos de qualquer grau ocorreram em 96% (redução da contagem de neutrófilos 57%, anemia 43% e fadiga 40%) e de grau 3-5 em 71% dos pacientes. Esse estudo fornece dados de segurança e atividade da combinação pembrolizumabe e carboplatina, paclitaxel. Além disso, traz para a prática clínica a possibilidade de um esquema terapêutico alternativo ao estudo KEYNOTE-048.

 

6150 - Pembrolizumab (pembro) + carboplatin (carbo) + paclitaxel (pacli) as first-line (1L) therapy in recurrent/metastatic (R/M) head and neck squamous cell carcinoma (HNSCC): Phase IV KEYNOTE-B10 study.
Pembrolizumabe associado à carboplatina e paclitaxel em primeira linha em carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço recorrente/metastático: estudo fase IV KEYNOTE-B10.

 

Avaliadora científica:

Dra. Malu Viter da Rosa Barbosa
Residência Médica em Oncologia Clínica no AC Camargo Cancer Center
Oncologista no Centro Paulista de Oncologia (CPO) Grupo Oncoclínicas e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Pós-graduação em Oncologia Torácica pela European School of Oncology (ESO) - Certificate of Advanced Studies in Lung Cancer (CASLU2) 2022