Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Especial ESMO 2022 – Tumores do Sistema Nervoso Central

Sequenciamento de nova geração (NGS) na identificação de alterações moleculares acionáveis em pacientes com diagnóstico inicial e recorrente de glioblastoma (GBM) IDH selvagem: Uma grande experiência mono institucional

Resumo do artigo:

O estudo consiste em uma análise retrospectiva envolvendo a avaliação de tecidos de pacientes com glioblastoma IDH selvagem por sequenciamento de nova geração (NGS). Foi realizada a análise de 429 amostras, com perfil genômico obtido em 419 (97,7%), das quais 351 (84%) derivadas de tumores primários e 68 (16%) no momento da recidiva. Todos os pacientes receberam terapia de primeira linha com radioterapia e/ou temozolamida. Alterações moleculares acionáveis foram frequentemente observadas, incluindo CDKN2A (57%), CDKN2B (53%), amplificação/mutação EGFR (39/24%), PTEN (27%) e RB1 (23%). Não foi identificada, entretanto, fusão de NTRK1/2/3. Houve diferença estatisticamente significativa na incidência de alterações de EGFR, RB1 e PIK3CA identificadas entre os subgrupos de tumores primários e recorrentes. Cerca de 10% dos pacientes receberam terapia direcionada. De acordo com o estudo, a utilização do NGS é promissora e, potencialmente, um número significativo de pacientes com glioblastoma seriam passíveis de receber terapia personalizada. No entanto, uma pequena fração dos pacientes foi elegível para terapia alvo na análise, o que torna necessária a realização de novos estudos visando compreender a utilidade da tecnologia e a correlação dos resultados com o seu benefício clínico.

 

Next-generation sequencing (NGS) for identifying actionable molecular alterations in newly diagnosed and recurrent IDHwt-glioblastoma (GBM) patients: A large mono institutional experience. ABSTRACT 289M0.
Sequenciamento de nova geração (NGS) na identificação de alterações moleculares acionáveis em pacientes com diagnóstico inicial e recorrente de glioblastoma (GBM) IDH selvagem: Uma grande experiência mono institucional.

 


 

Resultados preliminares de um estudo de fase II de retifanlimabe (inibidor de PD-1) mais ou menos epacadostate (inibidor de IDO1) em combinação com bevacizumabe e radioterapia hipofracionada para glioblastoma recorrente: NCT03532295

Resumo do artigo:

Trata-se de um estudo fase 2, aberto, não randomizado, com 2 coortes sequenciais. Inicialmente, na coorte A, pacientes com glioblastoma IDH 1/2 selvagem recorrente, com indicação de reirradiação receberam terapia combinada de retifanlimabe (anti-PD-11) na dose de 500 mg a cada 4 semanas, bevacizumabe (10 mg/kg a cada 2 semanas), associados à radioterapia hipofracionada (3,5 Gy/ dia em 10 frações). Após um período de avaliação de toxicidade, o recrutamento da coorte B, com a adição de epacadostate era iniciado. O estudo tinha como objetivo primário avaliar a sobrevida global aos 9 meses (SG-9). O aumento de SG-9 para 60%, em relação aos 38% obtidos com bevacizumabe isolado (controle histórico), era considerado clinicamente relevante. Dados preliminares da coorte A foram apresentados e a análise de 23 pacientes de 25 recrutados demonstrou uma mediana de idade de 64 anos, a predominância do sexo masculino (71%) e presença da metilação de MGMT em 30% dos casos. O perfil de tolerância se mostrou adequado, com eventos adversos já conhecidos com a utilização dos anti-PD-1. A análise interina evidenciou uma sobrevida livre de progressão e sobrevida global medianas de 9,9 meses e 12,2 meses, respectivamente, com taxa de resposta de 62,5%. Apesar de o estudo ainda estar em andamento, o desfecho primário foi atingido, com sobrevida global aos 9 meses de 71,4% (IC 95%: 46,7% - 86,1%). Os dados da utilização de imunoterapia em combinação com bevacizumabe e radioterapia se mostraram promissores nos casos de glioblastoma recorrente.

 

Preliminary results of a phase II study of retifanlimab (PD-1 inhibitor) plus or minus epacadostat (IDO1 inhibitor) in combination with bevacizumab and hypofractionated radiotherapy for recurrent glioblastoma: NCT03532295. ABSTRACT 2780.
Resultados preliminares de um estudo de fase II de retifanlimabe (inibidor de PD-1) mais ou menos epacadostate (inibidor de IDO1) em combinação com bevacizumabe e radioterapia hipofracionada para glioblastoma recorrente: NCT03532295.

 


 

A combinação de lomustina e anticorpos seletivos associados ao TNF (L19TNF) como tratamento promissor para glioblastoma recorrente

Resumo do artigo:

Trata-se de um estudo fase I/II que avaliou a combinação de tratamento da lomustina com o L19TNF, uma proteína de fusão anticorpo-citocina direcionada à fibronectina, presente na matriz extracelular dos pacientes com glioblastoma, causando necrose tumoral seletiva. O estudo é composto de duas fases. Em um primeiro momento, foi realizada avaliação de escalonamento de dose e, posteriormente, seguiu-se a fase de randomização dos pacientes com glioblastoma recorrente para investigar o tratamento combinado versus lomustina em monoterapia, tendo como objetivo primário sobrevida global. A combinação de L19TNF e lomustina, em estudos pré-clínicos, já havia mostrado atividade anti-tumoral sinergística importante, promovendo um aumento das células linfocíticas infiltrando o tumor, identificado por microscopia e citometria de fluxo e maior quantidade de peptídeos apresentados ao complexo de histocompatibilidade I. Foram demonstrados os resultados dos primeiros pacientes com glioblastoma recorrentes tratados na fase I do estudo com respostas promissoras (observação de respostas parciais) e esses dados iniciais precisam ser confirmados com a avaliação de mais pacientes e maior seguimento.

 

The combination of lomustine and antibody-based targeted TNF (L19TNF) as a promising treatment for recurrent glioblastoma. ABSTRACT 285M0.
A combinação de lomustina e anticorpos seletivos associados ao TNF (L19TNF) como tratamento promissor para glioblastoma recorrente.

 

Avaliadora científica:

Dra. Sheila de Oliveira Ferreira
Residência médica em Oncologia Clínica pelo Hospital AC Camargo Cancer Center
Oncologista Clínica do Centro Paulista de Oncologia, Grupo Oncoclínicas