Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Estudo Alex: Alectinibe versus Crizotinibe no tratamento de 1ª linha do Câncer de Pulmão Não Pequenas Células ALK positivo

O tratamento do CPNPC (Câncer de Pulmão Não Pequenas Células) baseado em  mutações dirigidas é uma realidade atual, a utilização do crizotinibe em primeira linha nos pacientes ALK+ foi consolidada pelo estudo PROFILE 1014 que demonstrou o benefício desta droga versus quimioterapia, tornando-se padrão nessa subpopulação de pacientes. O alectinibe é um potente inibidor de tirosinacinase, com atividade contra várias mutações ALK, inclusive mutações de resistência ao crizotinibe. Além disso, tem penetração no sistema nervoso central (SNC). Utilizando desse racional, esse estudo propõe uma comparação  das duas drogas, na primeira linha.

Estudo de fase III, que randomizou 303 pacientes portadores de CPNPC, ALK positivo para alectinibe ou crizotinibe. A taxa de sobrevida livre de eventos em 12 meses foi 68,4% para alectinibe  versus 48,7% para crizotinibe. Alectinibe reduziu risco de  progressão de doença ou morte em 53% comparado ao crizotinibe. Outro dado que chamou muito atenção foi a progressão em SNC, que ocorreu em 12% do grupo que fez alectinibe e 45% no grupo que fez crizotinibe (HR 0,16). Eventos adversos, graus 3 a 5 foram menos comuns no grupo do alectinibe. A taxa de resposta no grupo alectinibe foi de 82,9%, enquanto no grupo do crizotinibe 75,5%. Alectinibe quando comparado ao crizotinibe demonstrou maior sobrevida livre de progressão, bem como menor toxicidade.

Peters S e cols. N Engl J Med. 2017 Jun 6. PMID: 28586279

Comentários: O beneficio alcançado para esse subgrupo de pacientes foi significativo.  É importante continuar o seguimento e aguardar os dados de sobrevida. Porém discutir a incorporação desse tratamento para primeira linha na prática clínica é necessário para darmos o benefício do tratamento para o paciente precocemente.

Eldsamira Mascarenhas, MD.  
Oncologista Clínica, Núcleo de Oncologia da Bahia/Grupo Oncoclínicas  e Hospital Português.
Membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica.