Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Estudo de fase III de Avelumabe de manutenção após quimioterapia de indução de primeira linha versus continuação de quimioterapia em pacientes com cânceres gástricos ou de TEG: resultados do JAVELIN Gastric 100

Resumo do artigo:

O tratamento dos pacientes (pcts) com adenocarcinoma gástrico (CG) e transição esôfago gástrica (TEG) irressecáveis ou metastáticos ainda possui muitas controvérsias. Entretanto, a importância do uso de fluoropirimidinas associadas a platina, em especial oxaliplatina, já são bem consolidadas. Mesmo com a associação do trastuzumabe nos casos de expressão do HER2, como podemos ver no ToGa Trial, os ganhos em sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (SLP) ainda são muito tímidos, ficando em torno respectivamente ente 9 a 18 meses e 6 meses.

Contudo, tem sido cada vez mais estudado o uso de anti-PD-L1 neste perfil de pacientes, culminando recentemente na aprovação do uso de nivolumabe e pembrolizumabe em 2ª linha. Sendo assim, usando esta premissa, o estudo de fase III JAVELIN Gastric 100 se propôs a avaliar o uso do anti-PD-L1 avelumabe na terapia de manutenção após curso de quimioterapia (QT) de 1ª linha baseada em fluoropirimidina e oxaliplatina. Foram incluídos pcts com CG ou TEG irressecável ou metastático, HER2 negativo, que foram tratados com QT por 12 semanas e que não tivessem apresentado progressão de doença. Estes pacientes então, foram randomizados na proporção 1:1 para manter o regime de quimioterapia ou para mudar para avelumabe (dose de 10 mg/kg, EV a cada 14 dias).

O desfecho primário do estudo foi SG e secundário foi SLP. No total, 805 pacientes foram submetidos à QT de indução, porém apenas 499 foram randomizados para receber o avelumabe. O tempo mediano de tratamento foi de 3,2 meses e 2,8 meses, para os braços avelumabe e QT, respectivamente. Ao final do estudo os autores não demonstraram diferença estatisticamente significativa na SG mediana entre os braços: 10,4 versus 10,9 meses para os braços avelumabe e quimioterapia, respectivamente (p=0,1779). Foi também realizada uma análise pré-planejada para avaliar a eficácia da terapia no subgrupo PD-L1+ (PD-L1≥1%). Nos 54 pcts (12%) PD-L1+, também não foi demonstrado o benefício em SG com uso do avelumabe: 16,2 vs 17,7 meses; para os braços avelumabe e manutenção da QT, respectivamente (p=0,63). Além disso, foi realizada outra análise no subgrupo PD-L1+, definido por escore CPS ≥1: 137 pcts foram considerados PD-L1+ por este critério. Também neste subgrupo não foi demonstrado benefício em SG com uso do avelumabe: 14,9 vs 11,6 meses para os braços avelumabe e manutenção da quimioterapia, respectivamente. Os autores também avaliaram o impacto em SG nos subgrupos de pacientes não metastáticos (114 pcts; HR=0,52; IC 95%; 0,28-0,98) e subgrupo MSI-H (13 pcts; HR=0,27; IC 95%; 0,06-1,25). Os resultados de SLP também foram negativos. O estudo demonstrou uma SLP mediana de 3,2 meses para o braço do avelumabe versus 5,5 meses no braço QT.

No que se referem às toxicidades, foi evidenciada uma taxa de incidência de efeitos adversos relacionados ao tratamento (TRAE) de 61,3% vs 77,3% para os braços avelumabe e quimioterapia, respectivamente. No que se referem às toxicidades graves, as TRAE ≥ G3 foram de 12,8% e 32,8% para os braços Avelumabe e quimioterapia, respectivamente. Os TRAE ≥ G3 mais comuns no braço avelumabe foram: aumento de amilase, aumento de lipase, astenia, colite, redução de apetite, hipertensão e pneumonite.

 

Markus Moehler et al. J Clin Oncol 39:966-977. Phase III Trial of Avelumab Maintenance After First-Line Induction Chemotherapy Versus Continuation of Chemotherapy in Patients With Gastric Cancers: Results From JAVELIN Gastric 100. doi: 10.1200/JCO.20.00892.
Estudo de fase III de Avelumabe de manutenção após quimioterapia de indução de primeira linha versus continuação de quimioterapia em pacientes com cânceres gástricos ou de TEG: resultados do JAVELIN Gastric 100.

 

Comentário do avaliador científico:

A imunoterapia tem sido estudada amplamente no tratamento do CG e de TEG, e resultados interessantes estão surgindo para pacientes com PD-L1+ e instabilidade de microssatélite. Os ganhos em sobrevida evidenciados em estudos usando nivolumabe (ATTRACTION-3) e pembrolizumabe (KEYNOTE 059 e 062) isolados ou combinados com QT levaram à aprovação do uso em 1ª como em 2ª linhas. Entretanto, apesar de já ter sido validada a imunoterapia de manutenção em pulmão (com o PACIFIC trial) e em carcinoma urotelial (com o JAVELIN Bladder 100), este último usando o avelumabe, o uso desta estratégia para CG e TEG ainda não havia sido avaliada.

Os resultados pouco animadores para CG e TEG podem estar relacionados à uma falha na seleção dos pacientes potencialmente respondedores. A identificação destes biomarcadores prognósticos se faz necessário para extrairmos todo o potencial antineoplásico da droga.

Por fim, o JAVELIN Gastric 100 pode ter falhado em demostrar a efetividade da terapia de manutenção, ficando evidente a necessidade da identificação do perfil de pacientes, os quais irão se beneficiar desta estratégia terapêutica.

 

Avaliador científico:

Dr. Marco Lessa, MD
Residência de Oncologia Clínica pelo Hospital Santa Izabel – Santa Casa de Misericórdia da Bahia
Coordenador da Oncologia Clínica do Hospital Santa Izabel
Oncologista Clínico do Grupo Oncoclínicas/BA