Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

FLOT como promissora terapia perioperatória no tratamento do câncer gástrico

Desde 2001, estudos fase III tem demonstrado ganho de sobrevida global no adenocarcinoma gástrico com estratégias complementares à cirurgia, como quimioradioterapia adjuvante, quimioterapia perioperatória ou quimioterapia adjuvante. Desde 2006, com a publicação do MAGIC, o esquema ECF (epirrubicina, cisplatina, 5Fluoruracil) popularizou-se no ocidente , assim como suas variantes com capecitabina (C) ou oxaliplatina (O) a partir dos dados do REAL-2 na doença metastática.
O estudo de Al-Batran e colaboradores, testa os benefícios da combinação com docetaxel, no esquema FLOT, em comparação com o ECF ou ECX como terapia perioperatória. O estudo ocorreu em 28 centros da Alemanha e randomizou 300 pacientes entre FLOT (4 ciclos pré e 4 pós cirurgia, a cada 2 semanas) ou ECF/ECX (3 ciclos pré e 3 pós, coa cada 21 dias). O desfecho primário foi taxa de resposta patológica completa (TRPC). Na publicação dessa parte fase 2, do estudo fase 2/3 em andamento, observa-se que o esquema FLOT apresentou aumento significativo da TRPC em comparação ao braço ECF/ECX, respectivamente, 16% [95% IC 10-23] versus 6% [95% IC 3-11]. Em relação a toxicidade pré-operatória ou complicação cirúrgica, 25% das pessoas no grupo FLOT tiveram ao menos um evento severo enquanto no ECF/ECX isso ocorreu em 40% das pessoas. Entretanto, observa-se que o grau de neutropenia severa foi maior no FLOT, 52% contra 38% no outro grupo. Dessa forma, FLOT mostrou-se ativo e tolerável criando-se expectativas para os resultados da FASE 3.

*Salah-Eddin Al-Batran e cols. Lancet Oncol 10, 2016 PMID: 27776843

Comentários: Esse trabalho é relevante por testar o papel FLOT como terapia perio-peratória em um cenário desalentador. O estudo ressalta, como visto no MAGIC e no FNCLCC/FFCD , que a quimioterapia pré-operatória é factível para quase todos os pacientes selecionados (92% dos pacientes receberam todos os ciclos palnejados). Apesar de quase triplicar a TRPC, atingindo números semelhantes a estudos de quimioradioterapia em TEG como o POET (15,6%) e CROSS (adenocarcinoma – 23%), apenas com os dados da fase 3 será possível compreender o quanto disso é revertido em ganho de sobrevida global.

Guilherme Luiz Stelko Pereira, MD.
Oncologista clínico especialista em neoplasias do trato gastrointestinal do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo e Centro de Oncologia do Paraná – COP, Curitiba-PR.