Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Heterogeneidade imunológica no câncer de ovário

Sabe-se que uma das características fundamentais do câncer é a sua capacidade de evasão do sistema imune. O melhor entendimento de tais mecanismos tem possibilitado o desenvolvimento de terapias mais eficazes, tais como os inibidores de checkpoint imunológicos.

Recentemente, Jiménez-Sánchez e cols. apresentaram na prestigiada revista Cell um caso de uma paciente com câncer de ovário do tipo seroso de alto grau, estádio IV, politratada, com doença refratária à platina e uma resposta atípica. Após a opção de cuidados paliativos exclusivo, ela apresentou queda do CA 125 e depois de acompanhamento clínico por dois anos, novas tomografias mostravam resposta mista, com algumas lesões metastáticas apresentando regressão e outras crescimento, incluindo uma nova massa cística complexa na cúpula vaginal. Por causa do intervalo prolongado sem tratamento e do desconforto abdominal, foi optado por cirurgia para debulking tumoral e envio das amostras neoplásicas para sequenciamento do exoma total, sequenciamento de RNA, técnica de imunofluorescência e sequenciamento do receptor de linfócitos T. O principal achado foi a observação de que, enquanto as metástases que regrediram se caracterizavam por um rico infiltrado de linfócitos T CD8+, CD4+ e por expansão oligoclonal de tipos específicos de células T, aquelas com progressão se caracterizaram pela ausência de linfócitos. A exclusão linfocitária se associou a uma hiperativação da via de Wnt.

*Jiménez-Sánchez e cols. Cell. 2017 Aug 24;170(5):927-938.e20. PMID: 28841418

Comentários: Esses achados comprovam a heterogeneidade tumoral num mesmo individuo e sugerem que múltiplos microambientes imunológicos tumorais distintos podem coexistir, justificando as respostas mistas vistas na prática clínica. O papel da via de Wnt no mecanismo de exclusão linfocitária deve ser aprofundado.

Romualdo Barroso-Sousa, MD, PhD
Medico Oncologista Clínico. Editor do SBOC Review. Clinical Fellow no Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, MA, EUA.