SBOC REVIEW
Infecção por H. pylori pode aumentar a incidência e mortalidade por câncer colorretal
Resumo do artigo:
Sabendo que o Helicobacter pylori é a causa mais comum de câncer associado à infecção em todo o mundo, foi realizado uma coorte retrospectiva em adultos da Administração de Saúde de Veteranos dos EUA submetidos a testagens para H. pylori, entre 1999 e 2018. Tal estudo teve como objetivo avaliar o impacto da infecção e do tratamento do H. pylori na incidência e mortalidade do câncer colorretal (CCR).
As variáveis primárias analisadas foram (1) resultado do teste de H. pylori (positivo/negativo) e (2) tratamento de H. pylori (não tratado/tratado) entre indivíduos positivos para H. pylori. Os desfechos primários foram incidência e mortalidade por CCR.
Foram avaliados retrospectivamente os dados de 812.736 indivíduos testados para H. pylori e 205.178 (25,2%) testaram positivo. Ser H. pylori positivo versus H. pylori negativo foi associado a maior incidência e mortalidade por CCR. O tratamento versus ausência de tratamento com H. pylori foi associado a menor incidência e mortalidade por CCR (redução do risco absoluto 0,23%-0,35%) ao longo de 15 anos de seguimento. Ser H. pylori positivo versus H. pylori negativo foi associado a um risco de CCR incidente e fatal de 18% (razão de risco ajustada [HR ajustada], 1,18 [IC 95%, 1,12 a 1,24]) e 12% (HR ajustada, 1,12 [IC 95%, 1,03 a 1,21]), respectivamente. Indivíduos com infecção por H. pylori não tratada versus tratada apresentaram 23% (HR ajustada, 1,23 [IC 95%, 1,13-1,34]) e 40% (HR ajustada, 1,40 [IC 95%, 1,24-1,58]) maior risco de CCR incidente e fatal, respectivamente.
Os resultados foram mais pronunciados na análise restrita aos indivíduos com teste não sorológico.
Essa coorte retrospectiva demostrou que a positividade para H. pylori pode estar associada a uma pequena, mas estatisticamente significativa, maior incidência e mortalidade por CCR. Indivíduos não tratados, especialmente aqueles com infecção ativa confirmada, parecem ter maior risco.
Comentário do avaliador científico:
Já é sabida a associação da Infecção do H. pylori no câncer gástrico. Esse estudo, apesar de retrospectivo, demostra que pode haver a associação da referida infecção com o câncer colorretal.
Com um número de participantes significativo e com um seguimento de 15 anos, foi demostrado o aumento da probabilidade de desenvolver CCR de 12% e de mortalidade de 18% nos pacientes com infecção por H. pylori. É importante destacar que, apesar de numericamente pequenos, esses dados foram estatisticamente significativos.
A importância desse estudo é estabelecer que medidas de detecção e de tratamento da infecção por H. pylori possam ser um fator protetor para diminuição da incidência e da mortalidade do CCR, assim como já era documentado para o câncer gástrico.
Citação: Shailja C. Shah, et al. Impact of Helicobacter pylori Infection and Treatment on Colorectal Cancer in a Large, Nationwide Cohor. J Clin Oncol. Published online March 1, 2024. doi:10.1200/JCO.23.00703
Avaliador científico:
Dra. Lidyanne Guimarães
Oncologista clínica pelo Real Hospital Português de Pernambuco
Diretora do Centro de Oncologia HMais Onco
Cidade de atuação: Recife/PE e Patos/PB