Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Lenvatinibe em pacientes com tumores neuroendócrinos pancreáticos e gastrointestinais avançados de graus 1/2: resultados do estudo de fase II TALENT (GETNE 1509)

Resumo do artigo:

O estudo prospectivo e internacional de fase II TALENT avaliou a eficácia do lenvatinibe em duas coortes paralelas de pacientes com diagnóstico de tumores neuroendócrinos avançados de grau 1 (G1) ou 2 (G2), com progressão de doença após tratamento com terapia alvo (TA) na coorte dos tumores neuroendócrinos pancreáticos (panNET), ou após análogo de somatostatina (SSA) na coorte dos tumores neuroendócrinos gastrointestinais (GI-NET). Foram excluídos os pacientes previamente tratados com ≥ 2 linhas de TA dentre os panNETs e os com qualquer tratamento prévio com TA dentre os GI-NETs.

Os pacientes receberam lenvatinibe oral na dose de 24 mg ao dia até progressão ou toxicidade intolerável após redução de dose. O desfecho primário foi taxa de resposta global (TR) por revisão da central de radiologia, definida nas proporções das coortes GI-NETs e panNETs, com respostas parciais e/ou completas definidas por RECIST 1.1. Os desfechos secundários foram sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão (SLP), segurança e duração de resposta (DoR). As SG e SLP foram avaliadas pelo investigador de cada centro. O tamanho da amostra foi calculado considerando um poder 90% e um erro alfa de 5%. A hipótese nula para lenvatinibe foi de TR<10% e a hipótese alternativa foi que o tratamento com lenvatinibe atingiria TR≥25% em cada coorte independente de tratamento.

Foram incluídos um total de 111 pacientes sendo 55 panNET e 56 GI-NET. Dentre os pacientes da coorte panNET, 76% eram G2, 48% tinham ki67 entre 10-20%, e 69% tinham recebido everolimo previamente. Dentre os GI-NET, 81% tinham tumor primário no intestino delgado, 60% eram G2, 58% tinham Ki67 entre 0-5% e 100% tinham recebido análogos da somatostatina previamente.

Os resultados de eficácia mostraram TR por avaliação da central independente de radiologia de 29,9% (IC95% 21,6-39,6), sendo 44,2% na coorte panNET e 16,4% na coorte GI-NET. A DoR mediana foi de 21,5 meses globalmente, mas foi de 19,9 (8,4-30,8) meses nos panNETs e 33,9 (10,6-38,3) meses nos GI-NETs. A SLP mediana foi de 15,7 meses globalmente (IC 95% 14,1-19,5), e praticamente igual nas duas coortes, e a SG mediana foi de 32 meses dentre os panNETs, e ainda não alcançada no momento da publicação nos GI-NETs.

A maioria dos pacientes (81,1%) precisou de pelo menos uma redução de dose. A duração mediana do tratamento com a droga do estudo foi de 11 meses, e a dose mediana do lenvatinibe foi de 20 mg/dia. Toxicidade severa relacionada ao tratamento levando a descontinuação ocorreu em 14,4% dos pacientes. Os eventos adversos graus 3 e 4 mais prevalentes foram hipertensão em 22,7% , astenia em 13,6% e diarreia em 10,9%.

Diante dos resultados, os autores sugerem que o lenvatinibe é uma terapia efetiva, com taxa de resposta significativa especialmente na coorte panNET. Essa é a primeira evidência de benefício de um inibidor multicinase após progressão de doença a outras terapias alvo nessa população.

 

Jaume Capdevila et al. Lenvatinib in patients with advanced grade 1/2 pancreatic and gastrointestinal neuroendocrine tumors: results of the phase II TALENT trial (GETNE1509). J Clin Oncol 39:2304-2312, 2021. Doi 10.1200/JCO.20.03368.
Lenvatinibe em pacientes com tumores neuroendócrinos pancreáticos e gastrointestinais avançados de graus 1/2: resultados do estudo de fase II TALENT (GETNE 1509).

 

Comentário da avaliadora científica:

O lenvatinibe é um inibidor multicinase. Inibe receptores de fator de crescimento endotelial vascular 1-3 (VEGFR 1-3), receptor de fator de crescimento de fibroblasto 1-4 (FGFR1-4), alfa receptor de fator de crescimento derivado de plaquetas, c-kit e beta receptor de fator de crescimento derivado de plaquetas. Essa droga demonstrou alta potência contra os FGFR-1, que são promotores de resistência aos antiangiogênicos, portanto sugere potencial de reverter a resistência primária e adquirida aos anti-VEGFRs ou outras terapias alvo.

Esse estudo de fase II mostrou resultados de eficácia do lenvatinibe, ressaltando a taxa de resposta em pacientes previamente tratados, especialmente na coorte panNET, mas também na coorte GI-NET. A avaliação de resposta realizada pela central independente de radiologia fortalece os achados. Entretanto, uma das limitações desse estudo é ausência de randomização comparativa entre lenvatinibe e outra opção terapêutica. De qualquer forma, os resultados são animadores no cenário dessa patologia tão diversa e desafiadora.

 

Avaliadora científica:

Dra. Anelisa K. Coutinho
Coordenadora da oncologia gastrointestinal da Clinica AMO
Diretora do GTG – Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais
Diretora da SBOC – Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica , biênio 2021-2023
Membro do Comitê científico da ESMO GI – European Society of Medical Oncology- Gastrointestinal