Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Linfonodo sentinela no estadiamento do câncer de endométrio

O comprometimento linfonodal é um importante fator de mau prognóstico em câncer de endométrio. A linfadenectomia define pacientes com maior risco de recorrência, sendo um procedimento necessário na indicação de tratamento adjuvante. Considerando as dificuldades técnicas da linfadenectomia pélvica e paraórtica em pacientes obesas, o aumento do tempo cirúrgico e possíveis complicações como linfedema, formação de linfoceles e injúria nervosa, houve um crescente interesse na realização de linfonodo sentinela neste contexto.

Foi publicado recentemente os resultados do estudo FIRES, um estudo de coorte prospectivo e multicêntrico que avaliou a acurácia da técnica de linfonodo sentinela com indocianina verde em detectar metástase linfonodal em câncer de endométrio estadiamento clinico I. Do total de 385 pacientes incluídas para pesquisa de linfonodo sentinela seguido de linfadenectomia, 340 realizaram linfadenectomia pélvica e 196 paraórtica. Pelo menos 1 linfonodo sentinela foi mapeado em 86% das pacientes. A identificação do linfonodo sentinela foi possível em 36 das 41 pacientes com metástase linfonodal. O sentinela foi positivo em 35 dessas 36 pacientes, resultando em uma sensibilidade de 97,2% e um valor preditivo negativo de 99,6%. A técnica de linfonodo sentinela teve alta acurácia em detectar metástase linfonodal em câncer de endométrio com apenas 3% de falso negativo. 22 pacientes tiveram eventos adversos sérios, sendo apenas 1 relacionado a intervenção do estudo.

Rossi e cols. Lancet Oncology 2017 Jan 31. pii: S1470-2045(17)30068-2. PMID: 28159465

 

Comentários: O estudo consolida a técnica de linfonodo sentinela no estadiamento do câncer de endométrio. Com menos morbidade, a pesquisa de linfonodo sentinela pode proporcionar estadiamento adequado a um número maior de pacientes. Dessa forma, podemos identificar melhor as pacientes com indicação de tratamento adjuvante, evitando toxicidades desnecessárias.   

 

Samantha Cabral, MD.

Oncologista Clinica.

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo-Grupo de Tumores Ginecológicos