Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Nab-paclitaxel x Paclitaxel neoadjuvante no Câncer de Mama

Os taxanos são drogas chave no tratamento adjuvante do câncer de mama. Alguns dados sugerem que o Nab-paclitaxel (formulação livre de solvente em que o paclitaxel é conjugado à albumina) tenha eficácia superior ao paclitaxel convencional. Assim, estudos randomizados e prospectivos são necessários para avaliar essa questão.

O estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado GeparSepto – GBG 69 foi publicado por Untch e colaboradores*, que randomizaram 1229 pacientes para avaliar a eficácia de 12 semanas de nab-paclitaxel (n = 606) 150 mg/m2 (após uma ?emenda à dose foi ajustada para 125mg/m2) versus 12 semanas de paclitaxel (n= 600) 80mg/m2 no cenário neoadjuvante. Posteriormente, todos os pacientes receberam 4 ciclos de epirubicina 90 mg/m2 mais ciclofosfamida 600 mg/m2 antes da cirurgia. Pacientes HER2-positivo também receberam trastuzumabe combinado a pertuzumabe. A idade mediana das pacientes foi 49 anos e 55% encontravam-se na pré-menopausa. Quanto ao estadiamento clínico, 83% eram cT1-T2 e 96% eram cN0-N1. Adicionalmente, 33% apresentavam subtipo HER2-positivo, 23% eram triplo-negativo e 67% eram hormônio-positivo. O estudo foi positivo para o seu desfecho primário, com o braço que recebeu nab-paclitaxel apresentando maiores taxas de resposta patológica completa (RPC) versus paclitaxel, respectivamente 38% x 29%. A magnitude de efeito observada em favor do nab-paclitaxel versus paclitaxel foi maior no subtipo triplo-negativo, com taxas de RPC de 48% versus 26%, respectivamente. As pacientes que receberam nab-paclitaxel apresentaram mais anemia grau 3-4 (2% x 1%) e neuropatia periférica grau 3-4 (10% x 3%).

Comentário: Embora os dados de sobrevida ainda não tenham sido apresentados, é difícil que essa magnitude de aumento em taxa de resposta patológica completa seja capaz de afetar os desfechos de sobrevida na população do estudo. Entretanto, esse trabalho reforça que o uso de nab-paclitaxel em pacientes com câncer de mama é pelo menos tão efetivo quanto o paclitaxel. Na população com tumores triplo-negativo, é possível que nab-paclitaxel seja mais efetivo. Atenção deve ser dada à maior incidência de neuropatia periférica pelo nab-paclitaxel.

*Untch, M., et al. Lancet Oncol. 2016 Mar;17(3):345-56.

ACESSE ESTE ARTIGO NA INTEGRA PELA BIBLIOTECA VIRTUAL SBOC