Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Nivolumabe associado a cabozantinibe versus sunitinibe em primeira linha de tratamento para carcinoma de células renais (CheckMate 9ER): resultados de seguimento longo de um estudo randomizado, aberto, fase 3

Resumo do artigo:

O estudo CheckMate 9ER avaliou a combinação de nivolumabe e cabozantinibe versus sunitinibe em pacientes com carcinoma de células renais avançado, em primeira linha de tratamento. Trata-se de um estudo de fase 3, randomizado e aberto, cujo desfecho primário era sobrevida livre de progressão, avaliada por comitê independente central cego.

651 pacientes com carcinoma de células renais, com componente de células claras, avançado e sem tratamento prévio foram randomizados na razão 1:1 para receber nivolumabe (240 mg EV a cada 2 semanas) associado a cabozantinibe (40 mg VO diariamente) ou sunitinibe (50 mg VO diariamente por 4 semanas, seguidas de 2 semanas de pausa). Era permitida a inclusão de pacientes com características sarcomatoides e de qualquer categoria de risco prognóstico, conforme os critérios do IMDC. Os fatores de estratificação foram região geográfica, expressão de PD-L1 e categoria de risco IMDC.

A primeira análise do estudo CheckMate 9ER (com seguimento mediano de 18,1 meses), publicada no NEJM em março de 2021, mostrou superioridade do braço da combinação de nivolumabe e cabozantinibe em sobrevida livre de progressão, sobrevida global e taxa de resposta. Nesta publicação de 2022, foram apresentados os dados atualizados de segurança e eficácia, incluindo a análise final de sobrevida global, com seguimento mediano de 32,9 meses.

A sobrevida global mediana foi 37,7 meses (IC 95% 35,5 – não estimado) no grupo nivolumabe e cabozantinibe versus 34,3 meses (IC 95% 29,0 – não estimado) no grupo sunitinibe (HR 0,70, IC 95% 0,55-0,90, p 0,0043). Quanto à sobrevida livre de progressão, a mediana foi 16,6 meses (12,8 - 19,8) e 8,3 meses (7,0 - 9,7) nos braços da combinação e sunitinibe respectivamente (HR 0,56, IC 95% 0,46 - 0,68, p <0,0001). Taxa de resposta objetiva também foi significativamente melhor no grupo nivolumabe mais cabozantinibe, 56% (incluindo 12% de respostas completas), comparado a 28% no grupo sunitinibe (incluindo 5% de respostas completas).

Adicionalmente, análises de alguns subgrupos de interesse foram reportadas nesta atualização, como pacientes com características sarcomatoides, com nefrectomia prévia e por sítios de metástases (ósseas, hepáticas e pulmonares). De forma geral, os benefícios em sobrevida global e sobrevida livre de progressão foram consistentes ao longo desses subgrupos.

Eventos adversos grau 3 ou 4 ocorreram em 65% dos pacientes tratados com nivolumabe e cabozantinibe e 54% dos pacientes tratados com sunitinibe, sendo os mais frequentes hipertensão (13% no braço da combinação vs 12% no braço sunitnibe), síndrome mão-pé (8% em ambos) e diarreia (7% vs 5%).

Em resumo, a atualização do estudo CheckMate 9ER ratificou a maior eficácia da combinação de Nivolumabe e Cabozantinibe em sobrevida global, sobrevida livre de progressão e resposta objetiva, quando comparada a Sunitinibe, na primeira linha de tratamento de carcinoma de células renais avançado, com componente de células claras.

 

 

Motzer RJ, Poweles T, et al. Nivolumab plus cabozantinib versus sunitinib in first-line treatment for advanced renal cell carcinoma (CheckMate 9ER): long-term follow-up results from an open-label, randomised, phase 3 trial. Lancet Oncol 2022; Published Online June, 7. doi.org/10.1016/ S1470-2045(22)00290-X.
Nivolumabe associado a cabozantinibe versus sunitinibe em primeira linha de tratamento para carcinoma de células renais (CheckMate 9ER): resultados de seguimento longo de um estudo randomizado, aberto, fase 3.

 

Comentário da avaliadora científica:

A combinação de Nivolumabe e Cabozantinibe se coloca como uma das possibilidades de tratamento em primeira linha para carcinoma de células renais avançado, dentre outras associações avaliadas em estudos de fase 3, também com ganho em sobrevida global, incluindo combinação de imunoterápicos (Nivolumabe e Ipilimumabe) ou outras associações de TKIs e imunoterapia (Pembrolizumabe e Axitinibe; Pembrolizumabe e Lenvatinibe).

Comparações indiretas entre estes estudos devem ser evitadas, tendo em vista suas populações diferentes. Em geral, a escolha de tratamento é individualizada, levando em consideração acesso às medicações, necessidade de taxa de resposta, perfil de toxicidade, risco IMDC, dentre outros fatores. A atualização do estudo CheckMate 9ER demonstrou novamente a eficácia da combinação de nivolumabe e cabozantinibe, bem como eventos adversos compatíveis com os já conhecidos destas medicações.

Como perspectivas, o papel de nivolumabe e cabozantinibe para carcinoma de células renais avançado de histologia não-células-claras está sendo avaliado em estudo de fase 2 CA 209-9KU (NCT03635892), com resultados aparentemente promissores da combinação em carcinomas papilíferos, associados a translocação ou não classificáveis, destacando-se sobrevida global mediana de 28 meses e taxa de resposta de 47,5%.

 

Avaliadora científica:

Dra. Rayssa H. Sena
Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Oncologista Clínica da Oncologia D`Or – Hospital Santa Cruz - Curitiba/PR
Centro de Oncologia Hospital Universitário Evangélico Mackenzie