Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Nivolumabe e ipilimumabe no câncer de pulmão não-pequenas células com alta carga mutacional tumoral

Atualmente, consideramos os seguintes tratamentos na primeira linha do câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) avançado sem mutações dirigidas: pembrolizumabe monoterapia quando expressão de PD-L1 > 50%, pembrolizumabe com pemetrexede e platina para pacientes com histologia não escamosa, independente da expressão de PD-L1, e o uso de quimioterapia baseada em platina.

Matthew D. Hellmann e cols. publicaram recentemente os dados de uma parte do estudo Checkmate 227: estudo de fase III desenhado para avaliar a eficácia de nivolumabe em monoterapia ou em combinação na primeira linha de tratamento de pacientes com CPNPC avançado. Com o surgimento de dados sobre a carga mutacional tumoral (CMT), esse estudo incorporou um novo objetivo co-primário: análise de sobrevida livre de progressão (SLP) do grupo que recebeu nivolumabe mais ipilimumambe (NI) versus quimioterapia, em pacientes com CMT > 10 mutações por megabase (m/Mb). A análise de CMT foi realizada com o teste FoundationOne. Foram randomizados 299 pacientes com CMT > 10 m/Mb para receberem nivolumabe 3mg/kg a cada duas semanas mais ipilimumabe 1 mg/kg a cada 6 semanas (n= 139) versus doublet de platina (n=160). A SLP mediana foi superior no braço de NI (7,2 meses versus 5,5 meses; HR 0,58, 97,5% CI 0,41 – 0,81; p<0,001), bem como a taxa de SLP em 1 ano (42,6% versus 13,2%). Taxa de resposta objetiva foi de 45,3% com NI e 26,9% com quimioterapia. O benefício de NI ocorreu independente da expressão de PD-L1. Eventos adversos graus 3-4 foram de 31,2% com NI e 31,1% com quimioterapia.

Hellman e cols. NEJM 2018. PMID: 29658845

Comentário: A combinação de nivolumabe com ipilimumabe mostrou ganho significativo em SLP nos pacientes com CPNPC avançado e CMT > 10 m/Mb. Esses dados reforçam a importância da carga tumoral mutacional como biomarcador preditivo de resposta a checkpoint inhibitors no manejo de pacientes com CPNPC, independente da expressão de PD-L1.

Marcelo Cruz, MD
Oncologista Clínico. Postdoctoral Fellow do Developmental Therapeutics Program, Division of Hematology/Oncology, Northwestern University Feinberg School of Medicine, Chicago