Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Nivolumabe e Ipilimumabe no tratamento do câncer de pulmão não-pequenas avançado

O uso de inibidores de checkpoint imunológico (ICI) contra a proteína PD-1 ou contra seu ligante, PD-L1, revolucionou o tratamento do câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) avançado. Atualmente nos Estados Unidos, três ICI são aprovados para o tratamento dessa neoplasia: pembrolizumabe (1a linha em pacientes PD-L1 positivo >50% e 2a linha); nivolumab e atezolizumabe, ambos na 2a linha. Entretanto, o beneficio dessas drogas em monoterapia é restrito a cerca de 25% dos pacientes.

Hellman e cols publicaram recentemente os dados de um estudo de fase I que avaliou a segurança e atividade da combinação de nivolumabe (Nivo) e ipilimumab (Ipi) como tratamento de 1a linha em pacientes com CPNPC avançado. Os pacientes foram randomizados para receber um de três diferentes regimes da combinação. Neste artigo, entretanto, apenas os resultados das coortes Nivo 3 mg/kg q2w + Ipi 1 mg/kg q12w (n = 38) e Nivo 3 mg/kg q2w + ipi 1 mg/kg q6w (n = 39) são apresentados. Eventos adversos graus 3-4 foram reportados em 14 (37%) pacientes do grupo Ipi q12w e em 13 (33%) naqueles do grupo Ipi q6w, incluindo aumento da lipasemia, pneumonite, insuficiência adrenal, e colite. Ao todo, 18 (47%) pacientes do grupo Ipi q12w e 15 (38%) do grupo Ipi q6w apresentaram resposta objetiva com o tratamento. A duração mediana de resposta não foi alcançada em nenhuma das coortes com um seguimento mediano de aproximadamente 12 meses. Pacientes PD-L1 positivo apresentaram maior chance de beneficio com a terapia.

Hellman e cols. Lancet Oncology. 2017 Jan;18(1):31-41. PMID: 27932067

Comentários: A combinação de nivolumabe com um regime menos intenso de ipilimumabe apresentou um perfil de toxicidade manejável, com uma atividade clinica promissora e duradoura, em pacientes com CPNPC em primeira linha. Esses dados suportam a condução de estudos clínicos de fase 3 avaliando a eficácia dessa combinação.

q2w = a cada 2 semanas; q6w = a cada 6 semanas; q12w = a cada 12 semanas.

Romualdo Barroso

Oncologista clínico.

Postdoctoral fellowship na divisão de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA. Editor do SBOC Review.