Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Nivolumabe em pacientes com Carcinoma Hepatocelular (CHC)

Sabemos que até hoje apenas duas medicações, sorafenibe e regorafenibe, demonstraram discreto ganho de sobrevida global em pacientes com CHC. Certamente essa é uma doença que necessita com urgência de novas terapias eficazes.

O ChekMate 040 fase 1/2 é um estudo pioneiro que avaliou a segurança e taxa de resposta da terapia anti PD1 com nivolumabe contra CHC. A 1a fase do estudo foi de dose escalonamento. Um total de 48 pacientes participara dessa fase, 10 com VHC,  15 com VHB e 23 sem hepatite viral. Foram realizados coortes com escalonamento progressivo de dose (de 0.1mg/kg a 10mg/kg a cada duas semanas). Doze (25%) dos 48 pacientes apresentaram toxicidade grau 3 / 4 relacionada com a terapia. A dose máxima tolerada não foi atingida.  A taxa de resposta nessa fase foi 15%. Com base nesse estudo e outros foi optado pela dose de 3 mg/kg para fase subsequente. A 2a fase do estudo, de expansão, recrutou um total de 214 pacientes para tratamento com nivolumabe 3mg/kg a cada 2 semanas. A amostra foi composta de 4 coortes: 50 pacientes com VHC, 51 com VHB, 56 sem hepatite viral previamente tratamentos com sorafenibe e 57 paciente com hepatite viral sem tratamento prévio com sorafenibe. Um total de 42 pacientes (20%)  apresentaram resposta objetiva e 96 (45%) tiveram doença estável. Portanto 138 pacientes (64%) tiveram controle de doença. A duração mediana de reposta foi 9,9 meses. Nessa fase 40 paciente (19%) tiveram toxicidade grau 3/4 relacionada com a terapia.

Lancet. 2017 Apr 20. PMID: 28434648

Comentários: O CheckMate040 é o primeiro estudo a demonstrar segurança de nivolumabe na terapia de CHC e sugere uma atividade antitumoral promissora.  Importante destacar que não parece haver diferença significativas em relação ao perfil de toxicidade e da taxa  de resposta relacionados ao tratamento de acordo com a etiologia do CHC (VHC, VHB ou não vírus), ao tratamento prévio com sorafenibe ou não e a expressão de PD-1. Estudos futuros em andamento definirao o papel dos agentes anti-PD-1/PD-L1 no tratamento do CHC. 

Tulio Pfiffer, MD.
Oncologista Clínico do ICESP/FMUSP e do Hospital Sírio Libanês – SP.