Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Novos insights na prevenção de efeitos adversos causados por inibidores de EGFR

Resumo do artigo:
Os inibidores do receptor do fator de crescimento epidermal (EGFR da sigla em inglês para epidermal growth factor receptor) beneficiam muitos pacientes oncológicos sem os diversos efeitos colaterais da quimioterapia. No entanto, essas medicações podem causar um rash estigmatizante que pode comprometer a aderência e a eficácia do tratamento. A maioria dos pacientes desenvolve o rash na face e tronco nas primeiras semanas de uso dessa medicação. Os pacientes podem ainda apresentar infecções cutâneas secundárias e desagradáveis alterações nas unhas e cabelos. Em 17% dos pacientes, os sintomas são severos o suficiente para levar a uma redução da dose ou até mesmo a interrupção do tratamento.

Pesquisadores descobriram recentemente que, sob circunstancias normais, o EGFR ajuda a direcionar células tronco para restabelecer a saúde da pele após o pelo romper a barreira da derme. Essas células tronco promovem uma barreira capaz de impedir a invasão de bactérias no folículo piloso. O fator de crescimento de fibroblasto 7 (FGF7 da sigla em inglês para fibroblast growth factor 7) é uma proteína expressa nas células de queratinócitos e ativa vias intracelulares semelhantes ao EGFR. Estudos pré-clínicos demonstraram que o tratamento profilático com FGF7 foi capaz de bloquear a inflamação causada pelo bloqueio do EGFR. O tratamento com FGF7 não demonstrou ação capaz de estimular o crescimento tumoral e também não reduziu a eficácia dos inibidores de EGFR nesses estudos pré-clínicos.

Já existe uma droga baseada em FGF7 no mercado sob o nome de palifermin. Essa droga é usada em pacientes em tratamento para leucemia. Ainda é desconhecido na pratica clínica se a associação de FGF7 com inibidor de EGFR teria algum impacto na eficácia da droga ou no crescimento tumoral. Estudos clínicos para essa avaliação estão sendo avaliados.


New Insight on Preventing EGFR Inhibitor–Induced Adverse Effects. Hampton T. Effects. JAMA. 2020;323(9):814.
Novos insights na prevenção de efeitos adversos causados por inibidores de EGFR.

 

Comentários do avaliador científico:
Os efeitos adversos de qualquer terapia oncológica podem ter impacto muito importante na qualidade de vida do paciente e até mesmo limitar a continuidade de um tratamento efetivo. Já é conhecida a associação entre ocorrência e intensidade do rash cutâneo e o benefício ao tratamento com inibidores de EGFR. Portanto, estratégias capazes de reduzir o impacto do efeito adverso dos inibidores de EGFR, sem redução de sua eficácia, são muito bem-vindas e certamente ajudarão os pacientes a terem uma qualidade de vida melhor e a não interromperem uma medicação eficaz por seu efeito colateral. No entanto, essa estratégia deve ser avaliada em estudos clínicos apropriados. Esperamos ver em breve esses estudos sendo desenvolvidos e apresentando seus resultados.

 

Avaliador científico e editor: 
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos.