Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Olanzapina 5mg mais terapia antiemética padrão para prevenção de náusea e vômito induzida por quimioterapia (J-FORCE): um estudo de fase 3 multicêntrico, randomizado, duplo-cego e placebo controlado

Resumo do artigo:
O correto manejo da náusea e do vômito induzido por quimioterapia é fundamental para o bem-estar e a saúde do paciente. Isso é especialmente verdadeiro para os esquemas de alto poder emetogênico, nos quais a ocorrência de náusea e vômito é superior a 90%. Atualmente o esquema de tratamento padrão envolve uma tripla terapia com antagonistas 5-HT3, antagonistas NK1 e corticosteroides. Olanzapina é uma droga que bloqueia vários receptores, entre eles dopamina, serotonina, epinefrina, histamina e muscarinicos. Os guidelines da ASCO e do NCCN recomendam a adição de olanzapina 10mg a tripla terapia para os esquemas com alto poder emetogênico incluindo esquemas com cisplatina e a combinação de doxorrubicina e ciclofosfamida para câncer de mama. 

O estudo J-FORCE é um estudo de fase 3 com objetivo de avaliar uma dose menor de olanzapina (5mg) junto a terapia tripla padrão para controle da náusea tardia (24-120h após a infusão). Os pacientes foram randomizados entre terapia tripla padrão associada a olazanzapina 5mg ou placebo. O objetivo primário era taxa de resposta completa na fase tardia. A resposta completa era definida como ausência de vômitos e ausência de necessidade de uso de outras terapias antieméticas. Um total de 710 pacientes foram randomizados, 355 no grupo da olanzapina e 351 no grupo placebo. A taxa de resposta completa na fase tardia foi de 79% no grupo da olanzapina versus 66% no grupo placebo. A diferença foi estatisticamente significativa (p<0.0001). Na fase aguda (primeiras 24 horas) a taxa de resposta completa foi de 95% versus 89% (p=0.0021) e no período como um todo (fase aguda + tardia) a taxa foi de 78% versus 64% (p<0.0001).

 

Olanzapine 5 mg plus standard antiemetic therapy for the prevention of chemotherapy-induced nausea and vomiting (J-FORCE): a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 trial. Hashimoto H, et al. Lancet Oncol. 2020 Feb;21(2):242-249.
Olanzapina 5mg mais terapia antiemética padrão para prevenção de náusea e vômito induzida por quimioterapia (J-FORCE): um estudo de fase 3 multicêntrico, randomizado, duplo-cego e placebo controlado.

 

Comentário do avaliador científico:
Mais um estudo demonstrando a eficácia da olanzapina no controle da náusea e do vômito induzido por quimioterapia. O interessante desse estudo é que ele testou uma dose menor de olanzapina (5mg) que os estudos anteriores (10mg). Mesmo com dose menor o estudo foi positivo no controle da náusea e vômito. A dose menor tem o benefício de reduzir os sintomas sedativos da olanzapina. Além disso, esse torna-se um esquema atrativo para os nossos pacientes do SUS. A olanzapina é uma medicação com custo mais acessível e geralmente disponível nos hospitais públicos. 

 

Avaliador científico e editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasilia. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, EUA.