Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Papel da coca-cola na absorção do erlotinibe em pacientes com câncer de pulmão usuarios de inibidores de boma de prótons

O câncer de pulmão é a neoplasia que causa mais mortes no Brasil. Cerca de 5-15% dos pacientes com carcinoma de pulmão não pequenas células (CPNPC) apresentam mutações ativadoras no gene EFGR. Nesses casos, os inibidores de tirosina-cinase (ITQ) contra EGFR, tais como erlotinibe, são a primeira linha terapêutica. Como a maioria dos ITQ são bases fracas, a biodisponibilidade do erlotinibe depende do pH gástrico, sendo sua dissolução favorecida em pH ácido. Assim, quando o erlotinibe é administrado para pacientes em uso de inibidores de bomba de prótons (IBP), cujo pH gástrico está elevado, o resultado é a diminuição da biodisponilidade do ITQ. Sabe-se que o uso dessas medicacoes é comum em pacientes com câncer, com taxas variando de 20% a 55%. A orientação corrente para os pacientes em uso de erlotinibe é que a sua administração deve ser realizada após pelo menos duas horas desde a última refeição, e que se evite nova refeição por pelo menos uma hora. Ademais, orienta-se a interrupção de IBP.

Para aqueles pacientes em que a suspensão dos IBP não é possível, uma possibilidade poderia ser a reacidificação temporária do conteúdo gástrico, facilidanto assim a absorção do erlotinib. Para testar essa hipótese, van Leeuwen* e cols conduziram um ensaio clínico de phase I, randomizado, com cross-over, para avaliar a biodisponibilidade de erlotinib em pacientes com CPNPC, administrado em combinação ou não com o IBP esmoprazol, e com ou sem o refrigerante coca-cola. Nos dias 7 e 14 de um ciclo, os pacientes foram internados para realização de testes farmacocinéticos. Foram avaliados 28 pacientes. O estudou demonstrou que a intereção negativa entre erlotinib e o IBP esmoprazol poderia ser revertida com o consumo do refrigerente coca-cola. A biodisponibilidade do erlotinibe, quando administrado em combinação ao IBP, aumentou significativamente com o uso do refrigente (39%; p = 0.004). Já em pacientes que não estavam em uso de IBP, o uso do refrigerante não alterou significativamente a biodisponibilidade do ITQ.

* van Leewen e cols. J Clin Oncol. 2016.20;34(12):1309-14. PMID: 26858332.

Comentário: esse trabalho reforça que as interações medicamentosas são importantes e devem ser revisadas continuamente para evitarmos efeitos negativos aos pacientes. No caso do ertolotinibe, a recomendação deve ser a suspensão do IBP. Entretanto, em situações que esse medida não seja possível, o uso do refrigerante parece ser uma opção.

ACESSE ESTE ARTIGO NA INTEGRA PELA BIBLIOTECA VIRTUAL SBOC