Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Papel do PET-CT em pacientes com Câncer de Cabeça e pescoço após tratamento com quimioradioterapia

A quimioradioterapia (QRT) é parte fundamental do tratamento de pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (CECCP). Entretanto, o melhor manejo da doença localmente avançada (especialmente estadiamento TxN2-N3) permanece controverso. Dados mais modernos mostram que as taxas de doença linfonodal residual é < 10% quando os exames de reestadiamento demonstram resposta clínica completa após a QRT. Entretanto, não existem dados prospectivos e estudos comparando o benefício clínico do uso de métodos de imagem que permitam a análise morfológica e metabólica dos tumores, tal como o PET-CT (tomografia por emissão de pósitrons-tomografia computadorizada), versus o esvaziamento cervical programado após o término da QRT são necessários.

Mehanna e cols publicaram os dados do estudo de não-inferioridade, multicêntrico, não-cego, randomizado, desenhado para avaliar o papel do PET-CT realizada após 12 semanas do fim da QRT (grupo vigilância) em comparação ao esvaziamento cervical (grupo controle) em pacientes com CECCP com estadiamento T1-4N2-3M0 elegíveis para QRT seguido por esvaziamento cervical. Foram recrutados 564 pacientes (282 no braço de dissecção linfononal versus 282 no grupo vigilância) em 37 centros do Reino Unido. Entre esses pacientes, 17% tinha doença linfonodal classificada como N2a e 61% N2b, 84% tinha tumor de orofaringe e 75% apresentava tumores p16-positivo por imunohistoquímica. O seguimento mediano foi de 36 meses. O uso do PET-CT resultou em menos esvaziamento cervical do que no grupo cirurgia (n= 54 versus 221); as taxas de complicação cirúrgica foram similares entre os dois grupos (42% and 38%, respectivamente). O estudo atingiu seu desfecho primário: a taxa de sobrevida global em 2 anos foi similar entre os dois grupos (HR para morte de 0.92 (95% [CI], 0.65-1.32), com um HR demonstrando a não-inferioridade da vigilância guiada pelo PET-CT versus os esvaziamento cervical (o limite superior do intervalo de confiança foi < 1.5; P=0.004). No que concerne à expressão de p16, não houve diferença significativa entre os grupos. Além disso, a qualidade de vida foi similar nos dois grupos. Finalmente, o estudo demonstrou que a vigilância por PET-CT resultou numa economia de 2.190 dólares por pessoa.

*Mehana e cols. N Engl J Med. 2016. 14;374(15):1444-54. PMID:27007578.

Comentário: o estudo demonstra a segurança do PET-CT em selecionar corretamente os pacientes que podem ser poupados do esvaziamento cervical após tratamento de QRT para tumores localmente avançados de cabeça e pescoço. Além disso, seu uso foi custo-efetivo no cenário britânico. Devido ao baixo número de pacientes TxN3, o papel da vigilância com PET-CT nessa população é incerto.

ACESSE ESTE ARTIGO NA INTEGRA PELA BIBLIOTECA VIRTUAL SBOC