Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Pembrolizumabe em Primeira Linha para Câncer de Pulmão não-Pequenas Células

A imunoterapia veio para mudar os paradigmas do tratamento do câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC), mostrando benefício em sobrevida e taxa de resposta sem precedentes.

O KEYNOTE-24 foi um estudo fase 3 randomizado em pacientes com CPNPC avançado com alta expressão de PDL-1 (>50%) e virgens de tratamento – pacientes com mutações ativadoras em EGFR ou translocação de ALK foram excluídos. Esta população foi randomizada para receber pembrolizumab (200 mg a cada 3 semanas) ou quimioterapia baseada em platina de acordo com a escolha do investigador. O estudo foi fechado precocemente devido à magnitude de benefício em favor do braço experimental. O pembrolizumab proporcionou uma redução de risco de progressão ou morte na ordem de 50% (HR 0,50 IC95% 0,37 – 0,68 p <0,001) com mediana de 10,3 meses vs 6,7 meses para quimioterapia.  Mostrou ainda ganho em sobrevida global em 6 meses (80,2% vs 73,4% p=0,005) e taxa de resposta (44,8% vs 27,8%) com uma mediana de duração de resposta ainda não alcançada vs 6,3 meses para quimioterapia. Eventos adversos sérios (G3 a G5) foram menos frequentes para imunoterapia (26,6% vs 53,3%).

*Reck M et al, N Engl J Med. 2016 Oct 8

Comentários: Os resultados deste estudo devem mudar a prática clínica desde a estratégia diagnóstica, já que deveremos incluir este biomarcador no momento da classificação molecular do CPNPC, e precisamos fazê-lo de forma rápida e eficiente para ser preciso na escolha da melhor modalidade terapêutica sem que ocorram atrasos no seu início.

Iuri Amorim de Santana, MD.

Oncologista Clínico do Grupo de Oncologia Torácica da Clínica AMO Salvador-BA

Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo