Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Pembrolizumabe mais axitinibe versus sunitinibe monoterapia como tratamento de primeira linha para carcinoma de células renais avançado (KEYNOTE-426): seguimento estendido de um estudo de fase 3 randomizado

Resumo do artigo:

O tratamento do carcinoma de células renais do tipo células claras mudou completamente a partir de 2018 com a chegada da imunoterapia nesse cenário. Tanto as combinações de ipilimumabe com nivolumabe quanto as combinações de inibidor de checkpoint com antiangiogênicos demonstraram ganhos importantes em termos de sobrevida global e taxa de resposta. O benefício da combinação de pembrolizumabe com axitinibe já foi publicado previamente em 2019 e já havia demonstrado ganho estatisticamente significativo em termos de sobrevida global em relação ao sunitinibe. O benefício foi observado em todos os grupos de risco do International Metastatic Renal Cell Carcinoma Database Consortium (IMDC). A publicação atual é uma atualização com um tempo de seguimento maior.

O estudo KEYNOTE-426 é um estudo randomizado de fase 3 que incluiu pacientes com carcinoma de células claras de rim metastáticos e virgens de tratamento sistêmico. Os pacientes foram randomizados 1:1 para receber pembrolizumabe + axitinibe versus sunitinibe. Pembrolizumabe era oferecido na dose de 200mg endovenoso a cada 3 semanas e axitinibe na dose de 5mg VO de 12/12h. Um total de 861 pacientes foram incluídos no estudo. O tempo de seguimento atual é de 30.6 meses. A sobrevida global mediana não foi atingida no braço de pembrolizumabe + axitinibe e foi de 35.7 meses no braço do sunitinibe (HR:0.68, p=0.0003). A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 15.4 meses para o braço da combinação e 11.1 meses para o braço que fez sunitinibe sozinho (HR: 0.71, p<0.0001). A taxa de resposta foi de 60% no braço da combinação e 40% no braço do sunitinibe. A porcentagem de pacientes que apresentaram resposta completa ao tratamento também foi maior no braço experimental (9%) versus o sunitinibe (3%). A duração mediana da resposta foi de 23.5 meses para a combinação e 15.9 meses para o sunitinibe.

 

Pembrolizumab plus axitinib versus sunitinib monotherapy as first-line treatment of advanced renal cell carcinoma (KEYNOTE-426): extended follow-up from a randomised, open-label, phase 3 trial. Powles T, et al. Lancet Oncol 2020. doi: 10.1016/S1470-2045(20)30482-4.
Pembrolizumabe mais axitinibe versus sunitinibe monoterapia como tratamento de primeira linha para carcinoma de células renais avançado (KEYNOTE-426): seguimento estendido de um estudo de fase 3 randomizado

 

Comentário do avaliador científico:

Esse é um importante artigo que modificou a primeira linha de tratamento do carcinoma de células claras renais. Essa combinação de pembrolizumabe com axitinibe é uma das combinações consideradas padrão para o tratamento do paciente virgem de terapia sistêmica. O estudo atual é uma atualização que confirma os ganhos em sobrevida global, sobrevida livre de progressão, taxa de resposta e duração da resposta.

Ainda teremos mais dados de outras combinações sendo apresentados e publicados em breve. Recentemente tivemos a apresentação do estudo CheckMate 9ER na ESMO demonstrando ganho de sobrevida global e sobrevida livre de progressão para a combinação de cabozantinibe com nivolumabe e também tivemos a notícia de que a combinação de pembrolizumabe com lenvatinibe também demonstrou ganhos de sobrevida. A questão de qual combinação será melhor ainda está em aberto assim como ainda está para ser esclarecido qual a melhor sequência de tratamento nos pacientes que receberam imunoterapia e terapia antiangiogênica na primeira linha.

 

Avaliador científico e editor:
Dr. Daniel Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal
Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América