Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

PET-PSMA em pacientes com câncer de Próstata de alto risco antes da cirurgia ou radioterapia com intenção curativa de tratamento (proPSMA): estudo prospectivo, randomizado e multicêntrico

Resumo do artigo:
Historicamente, os chamados métodos convencionais de estadiamento do câncer de próstata, entre eles as tomografias computadorizadas (TC) do abdome e tórax e a cintilografia óssea, têm sido utilizados como rotina no estadiamento da doença localizada de alto risco, porém as custas de uma baixa sensibilidade. Estabelecer com precisão a extensão da doença prostática de alto risco é importante para a definição da melhor abordagem de tratamento. Os novos métodos de imagem, entretanto, permitem uma maior acurácia na definição do estadiamento, evitando tratamentos cirúrgicos desnecessários e permitindo abordagens multimodais com melhores chances de controle a longo prazo da neoplasia de próstata. O PSMA (Prostate-Specific Membrane Antigen) é uma glicoproteína de superfície celular hiperexpressa nas células do câncer de próstata. O PET-PSMA representa um importante avanço na acurácia da detecção do câncer de próstata, particularmente na avaliação da doença recorrente ou metastática, após falha ao tratamento local (cirurgia ou radioterapia). No entanto, os dados de acurácia do PET-PSMA para o estadiamento do câncer de próstata considerado de alto risco são baseados em séries retrospectivas e não-randomizadas.

Nesta publicação, Hofman e colaboradores trazem os resultados de um estudo randomizado, prospectivo e multicêntrico (realizado em 10 hospitais Australianos) que buscou avaliar o papel do PET-PSMA no câncer de próstata localizado e de alto risco (com pelo menos um dos critérios: PSA > ou igual a 20 ng/ml, ISUP 3-5 ou doença T3/T4). No período de março de 2017 a novembro de 2018, 302 pacientes foram randomizados para estadiamento com os métodos convencionais de imagem (TCs e cintilografia óssea) ou PET-PSMA. O objetivo primário do estudo foi avaliar a acurácia em identificar doença linfonodal pélvica ou metástase a distância.

O PET-PSMA apresentou acurácia 27% maior em comparação aos métodos convencionais de imagem (92% vs 65%, p< 0,0001). A sensibilidade dos métodos convencionais foi de apenas 38% em comparação a 85% para o PET-PSMA e a especificidade foi de 91% versus 98%, respectivamente. Os métodos convencionais de imagem alteraram com menor frequência a conduta primária de tratamento (15 vs 28%, p=0,008) e teve mais achados equívocos do que o PET-PSMA (23% versus 7%). Outro achado relevante deste estudo foi a taxa de exposição a irradiação, com índice 10,9 mSv (millisievert) maior para os métodos convencionais de imagem (19,2 mSv versus 8,4 mSv, p<0,001).

 

Prostate-specific membrane antigen PET-CT in patients with high-risk prostate cancer before curative-intent surgery or radiotherapy (proPSMA): a prospective, randomised, multi-centre study. Lancet. 2020 Apr 11;395(10231):1208-1216.
PET-PSMA em pacientes com câncer de Próstata de alto risco antes da cirurgia ou radioterapia com intenção curativa de tratamento (proPSMA): estudo prospectivo, randomizado e multicêntrico.

 

Comentários do avaliador científico:
- Trata-se do primeiro estudo randomizado, fase III, a avaliar a superioridade do PET-PSMA no estadiamento dos pacientes com câncer de próstata localizado e de alto risco.

- Consistente com análises retrospectivas anteriores, o estudo proPSMA demonstrou a superioridade diagnóstica do PET-PSMA em comparação a TC (Tórax e abdome) e cintilografia óssea.
- Como esperado, o PET-PSMA mudou significativamente o tratamento em 28% dos pacientes. Porém, até o momento não é possível saber se esta maior precisão diagnóstica ou mudança de condutas está relacionada a melhora da sobrevida dos pacientes com câncer de próstata de alto risco.
- É importante salientar que o PET-PSMA é exame de alto custo e elevada complexidade e, portanto, sem ampla penetração na maioria das cidades brasileiras e, em especial, na população dependente do SUS. O estadiamento padrão com tomografias do abdome e tórax e cintilografia óssea continuam válidos em todas as situações em que o PET-PSMA não esteja disponível ou não é acessível aos pacientes com neoplasia de próstata.

 

Avaliador científico:
Dr. Igor A. Protzner Morbeck
Médico titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês em Brasília. Especialista em tumores urológicos e torácicos. Professor de medicina interna da Universidade Católica de Brasília. Membro da atual diretoria da SBOC.

Editor
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos.