Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Pneumonite induzida por inibidores de PD-1

O uso da imunoterapia baseada nos agentes inibidores de PD-1 será cada vez mais comum na prática clínica. Assim, é de grande importância o reconhecimento dos efeitos colaterais associados a essa terapia.

Nishino e cols realizaram uma revisão sistemática com meta-análise envolvendo estudos clínicos prospectivos, com o objetivo principal de comparar a incidência da pneumonite em diferentes histologias. Inicialmente, foram identificados 26 estudos, dos quais 20 foram incluídos na meta-analise [melanoma, n = 12; câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC), n = 5; e carcinoma de células renais (CCR)], n = 3; totalizando 4496 pacientes). A incidência global de pneumonite durante o tratamento com inibidores de PD-1 em monoterapia foi de 2,7% para todos os graus, sendo 0,8% classificados como ≥ grau 3. A pneumonite foi mais comum nos pacientes com CPNPC (4,1%) e CCR (4,1%) comparado aos pacientes com melanoma (1,6%). Quatro pacientes com CPNPC morreram em consequência de pneumonite relacionada a esses agentes. Nos pacientes com melanoma, a pneumonite foi mais comum durante terapia combinada (6,6%; anti-PD-1 com anti-CTLA-4 ou vacinas) do que durante monoterapia com anti-PD-1 (1,6%). A análise multivariada confirmou esses achados.

*Nishino e cols. JAMA Oncology. 2016 Aug 18. PMID: 27540850.

Comentário: Pacientes com CPNPC e CCR apresentam maior risco de pneumonite induzida por inibidores de PD-1 em comparação aos pacientes com melnoma. O uso de terapia combinada tambem aumenta o risco de oneumonite,Novos estudos são necessários para se determinar os fatores de risco associados a essa complicação.

Romualdo Barroso, M.D., Ph.D.

Médico Oncologista Clínico.

Posdoctoral Fellow no Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School.

Editor do SBOC Review.