Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Prescrição segura de tratamento antineoplásico sistêmico em Oncologia: revisão integrativa da literatura

Resumo do artigo:

O tratamento antineoplásico sistêmico, que pode envolver o uso de quimioterapia citotóxica, hormonioterapia e imunoterapia, é utilizado em uma ampla variedade de pacientes com diagnóstico de câncer, podendo ser administrado com intuito potencialmente curativo ou paliativo. Embora haja reconhecido benefício neste tratamento, ainda é muito comum a ocorrência de eventos adversos associados, gerando atraso nos ciclos subsequentes prescritos, não adesão ao tratamento e gastos adicionais com cuidados de saúde para manejo de toxicidades. Por isso, é necessário que a prescrição seja realizada de forma segura.

Este estudo teve como objetivo sintetizar o conhecimento sobre o perfil de toxicidade de antineoplásicos sistêmicos para que seja adotado como parâmetro para a prescrição segura de agentes antineoplásicos. Obtendo-se, assim, evidências que possam melhorar a qualidade e a segurança da prescrição deste tratamento, a fim de fornecer informações sobre a vigilância da toxicidade associada, bem como estratégias de gerenciamento de risco a serem consideradas neste contexto.

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados EMBASE, LILACS e PubMed, no período entre 2015 e 2019. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada pelas ferramentas do Joanna Briggs Institute. Oito estudos foram incluídos, sendo que cinco abordaram eventos adversos relacionados ao tratamento antineoplásico sistêmico, incluindo 4.970 pacientes tratados com imunoterapia, terapia alvo e quimioterapia. Um estudo avaliou questões relacionadas à segurança da prescrição dos agentes antineoplásicos e dois estudos abordaram farmacovigilância e gerenciamento de risco avaliando os efeitos adversos relacionados ao tratamento.

Observou-se que quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia apresentam diferentes perfis de toxicidade. Sendo importante a identificação e documentação desses eventos adversos pois as abordagens são direcionadas para cada tipo de tratamento específico. Estratégias para segurança na prescrição do tratamento antineoplásico, como a detecção precoce e o monitoramento dos eventos adversos associados, ajudam a minimizar o dano causado pelas reações adversas. Além de que, a abordagem multidisciplinar é de fundamental importância a fim de reconhecer, relatar e gerenciar o risco do tratamento.

Por fim, as evidências dos estudos incluídos nesta revisão integrativa sugerem que o reconhecimento precoce dos eventos adversos relacionados ao tratamento, bem como o estabelecimento de estratégias de gerenciamento de risco, deve ser considerado para melhorar a qualidade e a segurança da prescrição do tratamento antineoplásico sistêmico.

 

 

Alves FV, Silveira RCCP, Cruz FOAM, Ferreira EB, Reis PED. Safe prescription of systemic antineoplastic treatment in oncology: integrative literature review. Braz J Oncol. 2022;18:e-20220300.
Prescrição segura de tratamento antineoplásico sistêmico em Oncologia: revisão integrativa da literatura.

 

Comentário da avaliadora científica:

O tratamento antineoplásico sistêmico vem melhorando no decorrer dos anos, novos medicamentos estão sendo introduzidos e cada vez mais aumenta o número de pacientes que se beneficiam deste tratamento. No entanto, os regimes de tratamentos utilizados podem apresentar risco de eventos adversos graves que requerem detecção precoce e manejo adequado. Neste contexto, surgem preocupações relacionadas a qualidade e segurança da prescrição dos antineoplásicos.

Especial atenção deve ser dada à imunoterapia, que revolucionou o tratamento oncológico e vem se consolidando cada vez mais. Diretrizes nacionais e internacionais orientam sobre a importância de reconhecimento precoce e manejo adequado dos eventos adversos imunomediados, bem como a importância do envolvimento da equipe multidisciplinar, como peça fundamental no aumento do perfil de segurança desses fármacos.

Revisões da literatura científica contribuem para o aprofundamento do conhecimento do tema em questão, auxiliando na tomada de decisões seguras em relação às prescrições de tratamento antineoplásico sistêmico, melhorando a qualidade e a segurança da assistência prestada.

 

Avaliadora científica:

Dra. Fabiola Vasconcelos Alves
Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DF)
Oncologista clínica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF)