Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

PROfound: Ensaio randomizado fase III avaliando olaparibe em pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático com uma recombinação homologa deletéria de reparo do DNA

Resumo do artigo:

O estudo PROfound é um ensaio multinacional Fase 3, aberto, que incluiu pacientes diagnosticados com câncer de próstata em situação metastática e resistente à castração com performance status de 0 a 2, em progressão após exposição à abiraterona ou enzalutamida, (uso prévio de taxano era permitido), com alteração em um dos 15 genes pré especificados prospectivamente identificados por teste Foundation (BRCA1, BRCA2, ATM, BRIP1, BARD1, CDK12, CHEK1, CHEK2, FANCL, PALB2, PPP2R2A, RAD51B, RAD51C, RAD51D, ou RAD54L). 

Pacientes aleatoriamente foram atribuídos em proporção de 2:1 para receber olaparibe 300mg via oral 2 vezes ao dia (256 pacientes) ou a escolha do investigador (enzalutamida160mg/dia ou acetato de abiraterona 1000mg/dia mais prednisona5mg 2 vezes ao dia) como terapia de controle (131 pacientes).

Na prática o estudo consistiu em 2 Coortes. Coorte A incluiu 245 pacientes com mutações em BRCA1, BRCA2 ou ATM; outros 142 pacientes com pelo menos uma alteração em qualquer um dos outros 12 genes pré-especificados conjuntamente formaram a Coorte B. Alterações nesses genes, cuja função está relacionada ao BRCA1 ou BRCA2, são encontradas entre 10-15% desses cânceres.

Crossover para olaparibe foi permitido após progressão de doença baseada em imagem, (critérios RECIST 1.1 referente à tecidos moles e PCWG3 referente à ossos), para pacientes que atenderam a determinados critérios.

Os resultados mostraram que a sobrevida mediana aumentou, particularmente na Coorte A, na qual a taxa de sobrevida aumentou de 14,7 meses com tratamento padrão para 19,1 meses no braço olaparibe, o que indica um risco reduzido de morte de 31%. Na Coorte B, a taxa de sobrevida aumentou de 11,5 meses para 14,1 meses.

 

PROfound: A randomized Phase III trial evaluating olaparib in patients with metastatic castration-resistant prostate cancer and a deleterious homologous recombination DNA repair aberration. M. Hussain, et al .NEJM; September 20, 2020. DOI: 10.1056/NEJMoa2022485
PROfound: Ensaio randomizado Fase III avaliando olaparibe em pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático com uma recombinação homologa deletéria de reparo do DNA.

 

Comentários do avaliadora científica:

Os resultados do estudo PROfound inauguram uma nova abordagem de tratamento, demonstrando a importância de incorporar sequenciamento genômico para estratificação ideal atual de pacientes neste cenário de doença.

Ao contrário do câncer de mama ou ovário, essas mutações BRCA1 ou BRCA2 não são necessariamente hereditárias em se tratando de câncer de próstata (podendo ser somáticas ou germinativas), o que torna imprescindível sequenciar biópsias tumorais.

Mutações no BRCA1 e BRCA2 são aquelas claramente associadas ao maior benefício no estudo PROfound. Os investigadores evidenciaram uma sobrevida global significativamente maior de pacientes com mCRPC com pelo menos uma alteração nos genes BRCA1, BRCA2 ou ATM, que receberam tratamento com olaparibe (PARPi) versus enzalutamida ou abiraterona mais prednisona.

Na busca de estabelecer estratégias para tratamentos potentes que direcionem vulnerabilidades em cânceres BRCA1/2 associados, olaparibe (PARPi) continua a conduzir abordagens terapêuticas mais precisas e personalizadas.

Ao evidenciar que certos perfis genômicos se beneficiam do tratamento com olaparibe, este estudo representa uma mudança de paradigma e de condutas em abordagem e tratamento em uma subpopulação de pacientes.

 

Avaliadora científica:
Dra. Patricia Medeiros Milhomem Beato, MD
Oncologista do Hospital Amaral Carvalho. Responsável Técnica do Centro de Pesquisas desta mesma Fundação. Ex-residente de Oncologia Clínica do Hospital Amaral Carvalho.