Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Qual o tempo ideal para avaliação de resposta após QRT no carcinoma de canal anal?

As diretrizes para câncer anal recomendam avaliação de resposta entre 6-12 semanas após o início do tratamento.O ACT II foi um estudo randomizado de fase 3 desenhado para investigar se a substituição da mitomicina  pela cisplatina no regime de quimioterapia e radioterapia em cancer anal  aumentaria a taxa de resposta completa e a sobrevida livre de progressão com a manutenção de QT.  Glynne-Jones e cols. analisaram os dados do ACT II para determinar o momento ideal para avaliação de resposta.

Os pacientes receberam radioterapia na dose de 50.4 Gy concomitante a fluorouracil nos dias 1-4 e 29-32 associado a mitomicina no  D1 ou cisplatina no D1 e 29. Os pacientes foram randomizados para manutenção com 2 ciclos  de cisplatina e fluorouracil nos dias 71-74 e 92-95. O desfecho primário foi resposta clinica completa, sobrevida global e sobrevida livre de progressão. Na análise post-hoc avaliou-se a resposta clinica completa nas  semanas 11, 18 e 26 após o início do tratamento. Resposta clinica completa foi obtida em 492 (52%) dos 940 pacientes na avaliação  na semana 11,6 (71%) dos pacientes   na avaliação na semana 18 e em 730 (78%) dos pacientes na avaliação na semana 26. Entre os 691 pacientes que realizaram as 3 avaliações, resposta clinica completa foi observada em 441 (64%) dos pacientes na primeira avaliação, 556 (80%) dos pacientes na segunda avaliação e 590 (85%) dos pacientes na terceira avaliação. Um total de 151 (72%) pacientes que não tiveram resposta completa na primeira avaliação, obtiveram resposta completa na terceira avaliação.

Glynne-Jones e cols. Lancet Oncology .2017 Feb

Comentarios:  Muitos pacientes que não atingiram resposta clinica completa na avaliação na semana 11 após o tratamento podem atingir resposta completa na semana 26, sendo recomendável aguardar este período para definir a necessidade de uma intervenção cirurgica nestes pacientes com cancer do canal anal.

Suilane C.R.Oliveira, MD, PhD.

Oncologista da Oncocenter- Teresina/PI.

Professora da Universidade Estadual do Piaui.