Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Radioterapia de curta duração combinada a Temozolamida em pacientes idosos com Glioblastoma

Glioblastoma multiforme (GBM) é um tumor agressivo e com prognóstico ainda bastante desfavorável. Desde 2005 (Stupp e cols), cirurgia, seguida de radioquimioterapia com TMZ é o standard para  os recém-diagnosticados. Com idade mediana de 56 anos, os pacientes com mais de 65 anos foram pouco representados neste estudo e em outros que o seguiram. Comorbidades e e maior toxicidade limitam o tratamento neles.

Neste sentido, Perry e cols. conduziram um fase 3 com 562 pacientes acima de 65 anos de RT com ou sem temozolamida. A novidade foi que eles foram tratados com metade do tempo previsto (em vez de seis, seriam três semanas) e com apenas 40.05 Gy, bem abaixo dos 60 Gy padrão. Quase 30% deles tinham mais de 75 anos. Os resultados de sobrevida global (SG) mediana (9.3 x 7.6 meses, HR 0.67) e sobrevida livre de progressão (SLP) (5.3 x 3.9 meses, HR 0.50) foram superiors para o grupo que recebeu tratamento combinado. Quanto à influência da metilação de MGMT em cada grupo, viu-se que ela não foi prognóstica para os que receberam RT isolada (7.9 aos não-metilados e 7.7 meses aos metilados). Entretanto, se o tratamento foi radioquimioterapia, ter a metilação fez diferença na SG (13.5 x 10 meses). Como esperado, o tratamento combinado foi associado a toxicidades, levemente, maiores, principalmente hematológicas. Foram verificadas duas mortes em cada grupo em decorrência direta do tratamento.

Perry JR e cols. NEJM. 2017 Mar 16;376(11):1027-1037. PMID:28296618

Comentários: Radioquimioterapia com protocolo desintensificado foi melhor que RT isolada nesta subpopulação pouco representada nos trabalhos de GBM e este benefício foi, particularmente, evidente nos com metilação de MGMT. Além disso, temozolamida não adicionou maiores sacrifícios na qualidade de vida dos pacientes.

Marcos Andre Costa, MD

Médico oncologista e coordenador do núcleo de pesquisa do Departamento de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.