Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Ramucirumab em associação a cisplatina e fluoropirimidina em primeira linha para pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da transição esôfago-gástrica (RAINFALL)

Estudo de fase 3, multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo, avaliou o papel da adição de ramucirumab na primeira linha de tratamento de pacientes com câncer gástrico ou da junção esofagogástrica, HER2-negativos. 645 pacientes foram randomizados para receber cisplatina 80mg/m² no D1 em associação a capecitabina 1000mg/m² duas vezes ao dia por 14 dias, a cada 21 dias mais ramucirumab 8mg/Kg ou placebo no D1 e D8. 5-FU poderia ser administrado em substituição à capecitabina. O endpoint primário era sobrevida livre de progressão (PFS). Apesar de inicialmente identificado benefício em PFS pela análise do investigador, quando realizada análise central dos dados, diferenças tanto em PFS quanto OS não atingiram significância estatística.

 

Ramucirumab with cisplatin and fluoropyrimidine as first-line therapy in patients with metastatic gastric or junctional adenocarcinoma (RAINFALL): a double-blind, randomised, placebo-controlled, phase 3 trial. Lancet Oncol doi: 10.1016/S1470-2045(18)30791-5. Online first
Ramucirumab em associação a cisplatina e fluoropirimidina em primeira linha para pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da transição esôfago-gástrica (RAINFALL): estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo de fase 3.

 

Comentário:
Apesar de utilizado em linhas subsequentes do tratamento do câncer gástrico/ TEG, ramucirumab não mostrou benefício em associação na primeira linha. Primeira linha permanece tratamento baseado em doublet ou triplet de platina.