Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Ramucirumabe e docetaxel para carcinoma urotelial avançado ou metastático após falha a tratamento baseado em platina: RANGE trial

Há poucas opções de tratamento disponíveis para o carcinoma urotelial avançado após falha a platina. O ramucirumabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia o VEGFR-2 (do inglês vascular endothelial growth factor-2) e mostrou-se ativo em estudo prévio de fase 2 combinado com docetaxel.

Petrylak e cols. publicaram recentemente os dados de um estudo randomizado de fase 3 (RANGE) que avaliou a eficácia de ramucirumabe e docetaxel versus docetaxel em pacientes com carcinoma urotelial avançado ou metastático refratário a platina. O desfecho primário do estudo foi a sobrevida livre de progressão (SLP) e os desfechos secundários incluíram, entre outros, sobrevida global (SG), taxa de resposta, segurança e qualidade de vida.

O estudo randomizou 530 pacientes, com características clínico-laboratoriais semelhantes em ambos grupos. A SLP foi de 4,0 meses versus 2,7 meses respectivamente no grupo combinado e controle com hazard ratio (HR) de 0,75, intervalo de confiança (IC) de 95%, 0,60-0,94, e p = 0,01. A combinação também mostrou, de forma significativa, melhor taxa de resposta em 24,5% versus 14% dos pacientes respectivamente no grupo combinado e controle. A qualidade de vida e o perfil de toxicidade foram semelhantes entre os grupos. Os dados de SG não estavam maduros e não foram publicados.

Petrylak DP, de Wit R, Chi KN, Drakaki A, Sternberg CN, Nishiyama H, et al. Ramucirumab plus docetaxel versus placebo plus docetaxel in patients with locally advanced or metastatic urothelial carcinoma after platinum-based therapy (RANGE): a randomised, double-blind, phase 3 trial. Lancet. 2017 Sep 12. pii: S0140-6736(17)32365-6.

Comentários: a combinação de ramucirumabe com docetaxel mostrou toxicidade aceitável, qualidade de vida semelhante, melhor taxa de resposta e melhor SLP. Entretanto, é prudente aguardar a publicação dos dados de sobrevida global e avaliar a interação com novos agentes imunoterápicos, que foram aprovados enquanto esses pacientes foram incluídos.

Dr. Vinicius Carrera

Oncologista clínico, Clínica AMO, Bahia; membro do Latin American Cooperative Oncology Group Genitourinary (LACOG)