Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Ramucirumabe mais docetaxel versus placebo mais docetaxel em pacientes com carcinoma urotelial avançado ou metastático após terapia basead em platina (RANGE): sobrevida global e atuação de resultados do estudo de fase 3 randomizado e duplo cego

Resumo do artigo:
Carcinoma urotelial é uma doença prevalente e agressiva. Até pouco tempo atrás o tratamento padrão da segunda linha era quimioterapia com taxanos ou vinflumina com resultados ruins em termos de sobrevida global e taxa de resposta. Nos últimos anos o cenário da segunda linha mudou consideravelmente com a aprovação de 5 imunoterápicos pela agência reguladora americana Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de pacientes que progrediam a uma primeira linha baseada em platina.

RANGE é um estudo de fase 3 em pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado e irresecável ou metastático que progrediram a uma linha baseada em platina. O desfecho primário do estudo é sobrevida livre de progressão (SLP). Em sua primeira publicação de 2017 com 437 pacientes o estudo demonstrou ganho em SLP mediana de 4.1 meses para o braço contendo ramucirumabe versus 2.8 meses para o braço com placebo (hazard ratio [HR] 0.757; p=0.0118). A taxa de resposta nessa primeira publicação foi de 25% versus 14% respectivamente. Ramucirumabe era aplicado na dose de 10mg/kg e docetaxel na dose padrão de 75mg/m2 a cada 21 dias. Nesta publicação foram randomizados 530 pacientes. A maioria dos pacientes tinha como tumor primário a bexiga (68%) e recebeu previamente quimioterapia baseada em cisplatina (61% no braço experimental e 71% no braço controle) e uma porção menor de pacientes também recebeu imunoterapia previamente (6% no braço experimental e 10% no braço controle). O tempo de seguimento mediano foi de 7.4 meses. A SLP mediana manteve-se a mesma da publicação anterior e foi de 4.1 meses para o braço contendo ramucirumabe versus 2.8 meses para o braço com docetaxel sozinho com o mesmo HR da primeira análise. A sobrevida global mediana foi de 9.4 meses para a combinação versus 7.9 meses para o braço de docetaxel sozinho, no entanto essa diferença não foi estatisticamente significativa (HR: 0.887; p=0.25). A taxa de resposta objetiva foi de 25.9% para o braço experimental versus 13.9% para o braço controle. Efeitos adversos grau 3 ou maior ocorreram em 48% dos pacientes do grupo contendo ramucirumabe versus 41% dos pacientes do grupo do docetaxel sozinho.

 

Ramucirumab plus docetaxel versus placebo plus docetaxel in patients with locally advanced or metastatic urothelial carcinoma after platinum-based therapy (RANGE): overall survival and updated results of a randomised, double-blind, phase 3 trial. Petrylak et al. Lancet Oncol. 2020 Jan;21(1):105-120.
Ramucirumabe mais docetaxel versus placebo mais docetaxel em pacientes com carcinoma urotelial avançado ou metastático após terapia basead em platina (RANGE): sobrevida global e atuação de resultados do estudo de fase 3 randomizado e duplo cego.

 

Comentário do Avaliador Científico:
O papel dos antiangênicos no carcinoma urotelial tem sido intensamente investigado nos últimos anos. Estudos com sunitinibe, pazopanibe e sorafenibe tiveram resultados desapontadores. Mais recentemente, estudos iniciais com cabozantinibe (em combinação com nivolumabe e ipilimumabe) e bevacizumabe (em combinação com quimioterapia) demonstraram resultados mais promissores e estão sendo avaliados em estudos maiores. O estudo RANGE, apesar de positivo para seu desfecho primário, dificilmente será incorporado na pratica clinica devido ausência de ganho em sobrevida global, a resposta fugaz e a toxicidade da combinação. Nesse cenário a imunoterapia se consolida com o estudo de fase 3 KEYNOTE-045 demonstrando ganho em sobrevida global, respostas duradouras e melhor perfil de toxicidade.

 

Avaliador Científico e Editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasilia. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.