Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Relatlimabe e nivolumabe versus nivolumabe em melanoma avançado previamente não tratado

Resumo do artigo:

Os inibidores de checkpoint revolucionaram os desfechos dos pacientes com melanoma avançado. Atualmente, a combinação de ipilimumabe + nivolumabe conferiu uma sobrevida global em 5 anos de 52%, sendo aprovada para o tratamento de primeira linha. Todavia, novas terapias necessitam ser exploradas a fim de obter melhores resultados clínicos e melhor perfil de toxicidade.

LAG-3 é uma molécula expressa na superfície das células imunes, como as células T e regula negativamente a proliferação e a função das células T. Em estudos pré-clínicos, há um efeito sinérgico anti-tumoral com a dupla inibição do LAG3 e do PD-L1.

O estudo RELATIVITY-047 é um estudo de fase 2-3 que avaliou a combinação de relatlimabe (um anti-LAG3) + nivolumabe versus nivolumabe em pacientes com melanoma avançado. Foram randomizados 355 pacientes no grupo do relatlimabe (160 mg)/ nivolumabe (480 mg) e 359 pacientes no grupo do nivolumabe (480 mg), ambos a cada 4 semanas. O tratamento foi mantido até progressão doença ou toxicidade inaceitável. O desfecho primário foi sobrevida livre de progressão, avaliada por um comitê independente. Desfechos secundários incluíram sobrevida global e taxa de resposta.

A sobrevida livre de progressão foi de 10,1 meses com relatlimabe (RELA) + nivolumabe (NIVO) versus 4,6 meses com NIVO (HR 0,75; IC 95% 0,62 a 0,92; p=0,006).

Na análise exploratória, o benefício do tratamento com RELA + NIVO versus NIVO foi atingido em todos subgrupos de pacientes, independente da expressão de PD-L1 e do status do BRAF.

Em ambos grupos, a expressão de LAG 3 ≥ 1% conferiu uma maior sobrevida livre de progressão do que com a expressão <1%, entretanto o benefício do RELA + NIVO versus NIVO foi independente da expressão de LAG3.

Os eventos adversos graus 3 e 4 ocorreram em 18,9% com RELA + NIVO versus 9,7% com NIVO. Os mais comuns no grupo RELA + NIVO foram aumento lipase (1,7%), TGO (1,4%), TGP (1,4%) e fadiga (1,1%). A taxa de descontinuação por eventos adversos foi de 14,6% verus 6,7% e taxa de mortes foi de 0,8% e 0,6% com RELA + NIVO versus NIVO, respectivamente.

A qualidade de vida não foi diferente entre os grupos de tratamento.

 

 

Tawbi Hussein, et al. Relatlimab and Nivolumab Versus Nivoumab in Untreat Advanced Mellanoma. NEJM 2022;386:24-34.
Relatlimabe e nivolumabe versus nivolumabe em melanoma avançado previamente não tratado.

 

Comentário da avaliadora científica:

A combinação de IPI + NIVO se tornou uma opção de tratamento no melanoma avançado, após demonstrar uma sobrevida global mediana de 72,1 meses, sendo superior às terapias com nivolumabe ou ipilimumabe. Este benefício, entretanto, foi às custas de maiores taxas de toxicidade.

Relativity é o primeiro estudo de fase 3 a comparar um anti-LAG 3 + anti-PD-1 com um anti-PD-1, demonstrando um risco 25% menor de progressão com o RELA + NIVO versus NIVO (HR 0,75, p0,006).

Todos subgrupos de pacientes apresentaram melhor desfecho com RELA + NIVO, inclusive aqueles de pior prognóstico. O ganho de sobrevida livre de progressão com RELA + NIVO, foi independente da expressão do PD-L1, do LAG 3 e do status do BRAF. Estes não devem, portanto, serem utilizados para selecionar o tratamento.

Os resultados com RELA + NIVO, em pacientes com melanoma avançado, reforçam a superioridade da combinação de imunoterapia evidenciados no estudo CheckMate 067, com aparente menor toxicidade do que o tratamento com IPI + NIVO.

O estudo RELATIVITY estabele o LAG-3 como uma nova via de checkpoint cuja inibição demonstra um benefício clínico e valida a combinação de um anti-LAG3 + anti-PD-1 como opção terapêutica em pacientes com melanoma avançado, sem tratamento prévio.

 

Avaliadora científica:

Dra. Juliana Janoski de Menezes
Residência no Hospital Santa Rita de Porto Alegre/RS
Oncologista clínica e preceptora do serviço de oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição
Pesquisadora do Centro Integrado de Oncologia – Porto Alegre/RS